Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3738
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Bruno Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:12:07Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:12:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, B. M. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3738 | - |
dc.description | FREITAS, Bruno Miranda. A contribuição do estágio curricular supervisionado para a construção da profissionalidade docente: analisando o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB. 2017. 83f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição do Estágio Supervisionado na construção dos saberes que constituem a profissionalidade docente dos professores de Ciências da Natureza e Matemática formados pela UNILAB. A motivação para o desenvolvimento desta investigação nasceu a partir da crítica ao Projeto Pedagógico do Curso que, em sua versão inicial, apresentava uma acentuada dicotomia entre teoria e prática, inclusive nos primeiros estágios desenvolvidos. Com as considerações tecidas pelos estudantes, o aumento do quadro de docentes das disciplinas pedagógicas e a reformulação do PPC do curso, foi registrada uma mudança de perspectiva na proposta de estágio, que trouxe renovações teóricas e metodológicas para a formação vivenciada pelos licenciandos. Tal fato se constitui como determinante para o início desta investigação que, metodologicamente se assenta na abordagem qualitativa (MINAYO, 2008), inspira-se na pesquisa etnográfica (ANDRÉ, 2010). O aporte teórico foi constituído a partir dos estudos de Pimenta e Lima (2004), Lima (2012), Costa (2012) e Almeida e Pimenta (2014), entre outros. As estratégias de aproximação com a realidade utilizadas foram a observação participante, realização de entrevista, análise documental e aplicação de instrumentais de pesquisa junto aos estudantes matriculados na disciplina. Os resultados apontam que as principais contribuições do estágio para os estudantes foram o fortalecimento de suas identidades profissionais e a aproximação com a profissão, de forma crítica e reflexiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.title | A contribuição do estágio curricular supervisionado para a construção da profissionalidade docente: analisando o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNO MIRANDA TCC.pdf | 2017_mono_bmiranda.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.