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dc.contributor.authorAraújo, Carla Sofia de Conceição Báris-
dc.date.accessioned2023-08-29T20:12:43Z-
dc.date.available2023-08-29T20:12:43Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.citationARAÚJO, C. S. C. B. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3740-
dc.descriptionARAÚJO, Carla Sofia de Conceição Báris. Quadratura de figuras planas: da história para a sala de aula. 2018.62f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo revisitar o problema da quadratura de figuras geométricas planas, utilizando o método de Euclides, ou seja, com régua não graduada e compasso, propondo mecanismos alternativos que auxiliem, de forma didática, seu uso em salas de aula, contemplando especialmente estudantes do Ensino Fundamental II das Escolas do Maciço de Baturité e dos Países parceiros da nossa Universidade. Entendemos que o ensino bem feito nos anos iniciais, onde os alunos têm seus primeiros contatos com a geometria plana, é de fundamental importância para que tenham um sólido aprendizado que vão ser refletidos, positivamente, na aprendizagem nos anos futuros. Quadrar figuras planas consiste da construção de um quadrado com área equivalente à área de um polígono dado. É mostrada, detalhadamente, a construção, com régua e compasso, da quadratura de um retângulo e de um triângulo, polígonos de quatro e de três lados, respectivamente e, posteriormente, é feita a generalização da construção da quadratura de um polígono qualquer de n lados. Com a decomposição de figuras e sua equicomposição em outras, são propostas atividades práticas para serem trabalhadas em sala de aula, abordando o conceito de equivalência de figuras planas e o cálculo de áreas que, posteriormente, tem suas fórmulas algebricamente deduzidas através da equicomposição para polígonos como o retângulo, o triângulo, o paralelogramo e o trapézio. Verifica-se então que a geometria pode ser uma ferramenta muito didática que, se usada de forma criativa e, por que não, divertida pode despertar a atenção dos alunos e seu consequente interesse pelos estudos desta disciplina e também de outras dentro da matemática, obtendo um melhor rendimento e aprendizagem do aluno, além de aumentar o leque de opções pedagógicas de ensino para o professor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleQuadratura de figuras planas: da história para a sala de aulapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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