Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
Título: Ensino de matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública no município Redenção – Ceará - Brasil
Autor(es): Soares, Carlos
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Matemática (Ensino médio)
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 31-Out-2017
Citação: SOARES, C. (2017)
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos – EJA é compreendida como um ensino diferenciado, voltado aos alunos que abandonaram seus estudos em determinado período ou aqueles que como não conseguiram acessar nenhuma escola por motivos diversificados, como fatores socioeconômicos que os dificultam a ter oportunidade de estudar. O ensino de matemática faz parte do processo de aprendizagem do sistema de EJA, no qual tem suas peculiaridades, de modo a levar os alunos a compreender conteúdos matemáticos, pois a cada momento, o homem sempre recorre a mesma prática. Ensinar e apreender matemática para educadores e alunos na escola Dr. Brunilo Jacó possui características diferenciadas, principalmente os jovens e adultos em que a maioria deles não frequentou nenhuma escola ou abandonou os seus estudos. Pela peculiaridade da educação de jovens e adultos no que toca ao ensino de matemática, a mesma apresenta dificuldade no processo de aprendizagem, tais como: os formadores sem formação na área; escassez de materiais didáticos; procedimentos metodológicos que não correspondem com realidade dos educandos. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino de matemática no sistema de EJA na escola Brunilo Jacó a partir das concepções dos alunos e professores, examinando se é possível esta modalidade de ensino contribuir na formação dos alunos. Ao delinear tal objetivo, o trabalho percorreu uma discussão teórica sobre o tema estudado. Foi aplicado questionário aos alunos e professores, buscando entender suas percepções sobre o sistema de EJA, especialmente o ensino de matemática. O resultado da pesquisa revela que o ensino voltado aos jovens e adultos visa resgatar a autonomia dos alunos que deixaram seus estudos no ensino regular ou até aqueles que não tiveram acesso a nenhuma escola na idade estabelecida pela legislação. A EJA é uma das formas de restabelecer a vida escolar desses indivíduos, incluindo-os no sistema de educação como direito fundamental de todos, colocando em prática os projetos, programas que tem relevância à profissionalização dos alunos a fim de que eles consigam ingressar no mundo/mercado de trabalho ou nas instituições de ensino superior. A metodologia quando não se adéqua com a realidade dos alunos, resulta em evasão escolar. Para tanto, os entrevistados relatam que os educadores devem adotar a metodologia que possam levar os alunos a compreender o conteúdo da aula, principalmente de matemática. Ao chegar nisso, os formadores da escola Brunilo Jacó utilizam os textos, conteúdo de aula programada e vocabulário que tem a concordância na realidade e vivencia social dos alunos. A pesquisa somente analisou a percepção dos alunos e professores da referida escola, sobretudo, o ensino de matemática, no sistema EJA. São apresentadas algumas considerações, tais como: o ensino de jovens e adultos deve ser visto como apropriado com realidade dos alunos? Metodologia de ensino deve adequar à realidade dos alunos? O ensino de matemática deve buscar os caminhos viáveis para levar os alunos a compreender em conteúdos matemáticos? Como delimitação da pesquisa para responder o objetivo do estudo, o trabalho sugere às futuras pesquisas, estudar mais detalhadamente sobre conteúdos nos quais o trabalho não aborda em algum momento.
Descrição: SOARES, Carlos. Ensino de matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública no município Redenção – Ceará - Brasil. . 2017. 55f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS SOARES_TCC.pdf2017_csoares.pdf663,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.