Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3756
Título: | Ludicidade no ensino da Matemática: desafios de uma escola pública do município de Pacoti-CE |
Autor(es): | Silvestre, Francisca Suelen Pereira Lima |
Palavras-chave: | Jogos no ensino de matemática Ludicidade Matemática - Ensino fundamental |
Data do documento: | 3-Ago-2017 |
Citação: | SILVESTRE, F. S. P. L. (2017) |
Resumo: | O presente trabalha objetiva compreender os limites e as possibilidades de utilização de jogos no ensino da matemática, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. A motivação para a construção desta investigação nasceu dos processos de interlocução vivenciados pela pesquisadora ao longo das aproximações com o contexto da sala de aula na educação básica, por ocasião do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e pelas disciplinas de estágio curricular supervisionado, quando foi percebida a rejeição dos estudantes à disciplina de matemática. O trânsito pela sala de aula e a problematização das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores permitiu visualizar a ausência de posturas mais dialógicas e próximas da realidade dos estudantes, o que dificultava, em nosso modo de ver, a apropriação dos conhecimentos matemáticos por parte dos estudantes. Assim, indagamos quais seriam os limites e as possibilidades enfrentados pelos professores caso resolvessem utilizar jogos no ensino da matemática. Mais do que indagar, propôs-se vivenciar junto aos estudantes do ensino fundamental essa possibilidade. Desse modo, optou-se por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. Para tanto, foi definida como lócus de investigação uma sala de aula do ensino fundamental de uma escola pública municipal de ensino no município de Pacoti. Dentre as estratégias de aproximação com a realidade foram utilizadas análise documental, aplicação de questionários, entrevista, análise documental e desenvolvimento de uma sequencia didática. Os resultados apontam para a ludicidade como elemento facilitador da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. |
Descrição: | SILVESTRE, Francica Suelen Ferreira Lima. Ludicidade no ensino da Matemática: desafios de uma escola pública do município de Pacoti-CE. 2017. 78f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3756 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Suelen para depósito.pdf | 2017_mono_fsplsilvestre.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.