Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3761
Título: Avaliação diagnóstica: perfil e concecpção dos professores de matemática do ensino fundamental na cidade de Manatuto-Timor-Leste
Autor(es): Soares, Joana da Costa de Carvalho
Palavras-chave: Timor-Leste
Ensino de matemática
Formação de professores
Ensino fundamental
Data do documento: 2017
Citação: SOARES, J. C. C. (2017)
Resumo: A avaliação do perfil dos professores de ensino fundamental tem sido relevante para melhoria da qualidade de educação ofertada em determinada nação. Assim, o diagnóstico da formação dos professores de ensino de matemática, sobretudo, o percurso acadêmico e sua influência na sala de aula, destacam muito no processo de avaliação que leva o progresso para determinada escola. No que se refere ao Timor-Leste é um país em desenvolvimento, no qual o sistema de ensino teve grande mudança desde colonização portuguesa até hoje. Este trabalho é estudo de caso a respeito do perfil dos professores de matemática do ensino fundamental na cidade de Manatuto-Timor-Leste. O objetivo principal do estudo é analisar a formação dos professores que lecionam a disciplina de matemática e os métodos utilizados no processo de ensinoaprendizagem, verificando se os métodos aplicados levam ao aprendizado dos alunos. O motivo pelo qual propusemos este estudo é pelo fato de que a sociedade timorense estar em constante mudança do seu sistema de ensino, principalmente na formação dos professores que afeta diretamente o processo pedagógico. O propósito do trabalho é avaliar o perfil e a concepção dos professores sobre o ensino de matemática na Escola Básica Central do 3º Ciclo da Escola Vasco da Gama Manatuto, sobretudo, a formação e o percurso acadêmico de cada professor entrevistado, analisando se viável estes professores contribuírem para o ensino de matemática na referida escola. A metodologia utilizada é o estudo de caso, para analisar a escola Vasco da Gama Manatuto. Foi feita a análise bibliográfica e aplicação de questionário aos professores que ensinam a disciplina de matemática na escola em estudo. O diagnóstico do perfil dos professores de matemática é de extrema relevância para o desempenho dos alunos e progresso da qualidade do ensino, sobretudo, na escola analisada. Assim, avaliar o perfil dos professores de matemática engloba não somente a formação acadêmica dos professores, mas também abrange os fatores que influenciam o processo de ensinoaprendizagem. Na análise dos questionários preenchidos pelos professores de matemática, a pesquisa revela que, o nível de formação de professores é de graduação (licenciatura), apenas uma professora possui o nível de bacharelado. Além disso, tendem a participar da formação continuada.
Descrição: SOARES, Joana da Costa de Carvalho. Avaliação diagnóstica: perfil e concecpção dos professores de matemática do ensino fundamental na cidade de Manatuto-Timor-Leste. 2017. 65 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3761
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANA TCCFINAL.pdf2018_jmono_dacdecsoares.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.