Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3767
Título: Semelhanças e diferenças do ensino de Física no Brasil e no Timor-Leste
Autor(es): Nunes, Maculada Soares
Palavras-chave: Física - Ensino e Estudo
Física - Ensino Médio
Brasil
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: NUNES, M. S. (2018)
Resumo: A Física é uma ciência que trata sobre a matéria juntamente com seu movimento e desempenho na esfera do tempo e espaço. Além disso, através da sua teoria e experimentos busca entender como o universo funciona. O Brasil e o Timor-Leste foram ambos colonizados por Portugal, sendo que o Brasil conquistou sua independência em 1888. O Timor-Leste conquistou sua independência de Portugal em 1975, mas no mesmo ano foi colonizado por tropas da Indonésia, tendo sua independência em maio de 2002. No Timor a educação ainda enfrenta muitos problemas em todo o território. A disciplina de Física no Timor-Leste ainda é considerada deficitária devido à falta de professores, ausência de prática experimental no laboratório, carga horária insuficiente, currículo desatualizado e descontextualizado. No Brasil, a ciência Física, comparativamente, está um pouco mais avançada no sistema de aprendizagem, em termos de professores, livros didáticos e laboratório experimental, mas também apresenta deficiências a relação contextualização e carga horária, por exemplo. Este trabalho teve como objetivo buscar verificar semelhanças e diferenças em relação à educação, linguagem e valores do Ensino de Física do Brasil e do Timor-Leste. Na elaboração do trabalho utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos relacionados à educação do Timor-Leste e do Brasil. Além disso, foi feita uma pesquisa qualitativa em uma escola de Redenção/CE/Brasil e em duas escolas do Timor-Leste. Nesta pesquisa, buscou-se analisar a aplicação das teorias no cotidiano, a relação professor-aluno, os recursos como livro didático e as fontes de pesquisa utilizadas no processo de ensinoaprendizagem. Os resultados mostram que existem algumas semelhanças, como o predomínio da aula expositiva, livros didáticos em português, conteúdos ministrados de Física no ensino médio/secundários similares; dentre outros. Algumas diferenças encontradas foram: no Timor-Leste a explicação é em Tetum (primeira língua oficial do país); a relação predominante entre professor-aluno é de amizade no Brasil e de respeito no Timor-Leste; ausência de laboratório no Timor e falta de estrutura dos laboratórios no Brasil; menor disponibilidade de livros no Timor em relação ao Brasil; no Timor-Leste os alunos não chamam os professores somente pelo nome, chamam de professor, e no Brasil chamam muitas vezes de tio (a) ou pelo nome; dentre outras. A partir deste trabalho foi possível verificar que a colonização portuguesa gerou traços de valores semelhantes entre Brasil e Timor-Leste, mas a história de cada país faz com que cada um tenha sua identidade e apresente características particulares. De modo geral, ambos os países ainda precisam melhorar em termos de educação e formação de professores.
Descrição: NUNES, Maculada Soares. Semelhanças e diferenças do ensino de Física no Brasil e no Timor-Leste. 2018. 59 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3767
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACULADA SOARES NUNES_TCC.pdf2018_msnunes.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.