Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira | - |
dc.contributor.author | Matias Neto Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T10:47:32Z | - |
dc.date.available | 2023-08-30T10:47:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, M. N. A. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3773 | - |
dc.description | FERREIRA, Matias Neto Alves. Interdiscipliaridade e exercício da docência: experiências de egressos do curso de Ciências da Natureza e Matemátca da UNILAB habilitados em Biologia. 2018. 80f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto de investigação o olhar dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira sobre a interdisciplinaridade como componente da formação e do trabalho docente. Objetiva de forma geral compreender, a partir de relatos de estudantes egressos do citado curso os desafios postos aos professores iniciantes no ensino de Biologia e de Ciências, considerando os contributos de um curso de licenciatura de caráter interdisciplinar. Foram definidos como objetivos específicos discutir a polissemia do termo de interdisciplinaridade, assim como as práticas educativas decorrentes das diferentes concepções existentes, à luz estudos e pesquisas sobre formação e trabalho docente; refletir sobre a interdisciplinaridade no contexto dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Biologia / Ciências; identificar os avanços e desafios presentes no contexto de atuação profissional dos professores iniciantes na carreira do magistério, egressos do curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, considerando as aprendizagens construídas ao longo da formação inicial na Unilab. Metodologicamente o estudo se assenta na abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários semiestruturados. Os resultados apontam para uma polissemia referente ao termo interdisciplinaridade, assim como uma compreensão por vezes equivocada das disciplinaridades existentes. A aproximação com os egressos revelou o reconhecimento da interdisciplinaridade como uma importante referência do curso de CNeM para a construção da identidade profissional e para o exercício da docência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e exercício da docência: experiências de egressos do curso de Ciências da Natureza e Matemátca da UNILAB habilitados em Biologia | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATIAS NETO ALVES FERREIRA_TCC.pdf | 2018_mnaferreira.pdf | 932,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.