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dc.contributor.authorFerreira-
dc.contributor.authorMatias Neto Alves-
dc.date.accessioned2023-08-30T10:47:32Z-
dc.date.available2023-08-30T10:47:32Z-
dc.date.issued2018-01-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. N. A. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3773-
dc.descriptionFERREIRA, Matias Neto Alves. Interdiscipliaridade e exercício da docência: experiências de egressos do curso de Ciências da Natureza e Matemátca da UNILAB habilitados em Biologia. 2018. 80f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de investigação o olhar dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira sobre a interdisciplinaridade como componente da formação e do trabalho docente. Objetiva de forma geral compreender, a partir de relatos de estudantes egressos do citado curso os desafios postos aos professores iniciantes no ensino de Biologia e de Ciências, considerando os contributos de um curso de licenciatura de caráter interdisciplinar. Foram definidos como objetivos específicos discutir a polissemia do termo de interdisciplinaridade, assim como as práticas educativas decorrentes das diferentes concepções existentes, à luz estudos e pesquisas sobre formação e trabalho docente; refletir sobre a interdisciplinaridade no contexto dos fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Biologia / Ciências; identificar os avanços e desafios presentes no contexto de atuação profissional dos professores iniciantes na carreira do magistério, egressos do curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, considerando as aprendizagens construídas ao longo da formação inicial na Unilab. Metodologicamente o estudo se assenta na abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários semiestruturados. Os resultados apontam para uma polissemia referente ao termo interdisciplinaridade, assim como uma compreensão por vezes equivocada das disciplinaridades existentes. A aproximação com os egressos revelou o reconhecimento da interdisciplinaridade como uma importante referência do curso de CNeM para a construção da identidade profissional e para o exercício da docência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e exercício da docência: experiências de egressos do curso de Ciências da Natureza e Matemátca da UNILAB habilitados em Biologiapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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