Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Título: | A literatura africana e afro-brasileira no livro didático de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | reflexões e possibilidades |
Autor(es): | Freitas, Erivaldo Sales |
Palavras-chave: | Literatura africana (português) - História e crítica Livro didático |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | FREITAS, E. S. (2016) |
Resumo: | presente trabalho analisa a presença da literatura africana e afro-brasileira no livro didático de português e traz reflexões acerca das possibilidades de se explorar essa temática nas aulas de literatura. Para esse estudo, foi escolhido o volume 2 da coleção Português Contexto, Interlocução e Sentido, da editora moderna, com vistas a identificar se o referido livro está de acordo com as normas estabelecidas na lei 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão da cultura africana e afro-brasileira no ensino básico. Esta análise se baseou em estudos que tratam da inclusão dos conteúdos presentes na citada lei nos livros didáticos. Constatamos a necessidade de avançar no processo de valorização do negro, tendo em vista que muitos preconceitos e estereótipos ainda se manifestam nos livros didáticos. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/379 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erivaldo Sales Freitas.pdf | 835,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.