Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
Título: Análise do cenário hídrico e energético no arquipélago de Cabo Verde (África)
Autor(es): Santos, Elson Artur Dias
Palavras-chave: Cabo Verde
Clima
Água
Energia
Planejamento
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: SANTOS, E. A. D. (2019)
Resumo: Recursos hídricos e energéticos são essenciais para que qualquer sociedade prospere, por isso estes dois recursos caracterizam uma das maiores preocupações a nível mundial. Para Cabo Verde, um pequeno país insular localizado no oceano Atlântico, assolado por baixos índices pluviométricos e reduzida disponibilidade hídrica a água torna-se um bem extremamente valioso. Reservas de fontes de energia de origem fóssil também são ausentes no território, que depende essencialmente de combustíveis derivados de petróleo para atender a demanda energética. Juntos estes dois fatores limitam o desenvolvimento econômico e social do arquipélago. Pretende-se elucidar a relação entre clima, água e energia no país por meio de pesquisa bibliográfica e análise exploratória de dados. As condições climáticas condicionam a disponibilidade hídrica, a pluviosidade média anual é inferior a 300 mm. A técnica de dessalinização implementada para suprir a demanda de água apresenta custos energéticos que se traduzem em custos financeiros, as tarifas de água que vigoram em Cabo Verde são consideradas altas. Embora tenham ocorrido investimentos em fontes de energia renováveis, aproximadamente 20% da energia elétrica gerada vem de fontes renováveis, contribuindo para atenuar o problema energético, a geração de energia continua, em sua maioria, dependendo de combustíveis fosseis. Entretanto o país apresenta um bom potencial de energia solar e eólica. O último senso realizado apontava que aproximadamente 46% da população não possuía água encanada e que 19% da população não usufruía de energia elétrica em suas residências. As perdas na rede de abastecimento de água e na rede elétrica são altas. Entre os anos de 2006 e 2017 em média as perdas técnicas e comerciais de água foram 36% e as perdas de eletricidade entre 2006 e 2018 rondavam os 26%. A situação requer melhorias, em termos de gestão de recursos hídricos e energéticos, acompanhadas de um planejamento integrado de longo prazo. O sucesso de tais esforços depende de um trabalho conjunto de todas as partes envolvidas.
Descrição: SANTOS, Elson Artur Dias. Análise do cenário hídrico e energético no arquipélago de Cabo Verde (África). 64 f. Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Energias. Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3792
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELSON ARTUR DIAS SANTOS Tcc.pdf2019_mono_eadsantos.pdf.1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.