Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3795
Título : Estudo de viabilidade das diferentes formas de integração da geração fotovoltaica distribuída
Autor : Cruz, Gabriel Maurício Lopes da
Palabras clave : Energia
Armazenamento
Geração de energia fotovoltaica
Sistemas de energia fotovoltaica
Geração distribuída
Fecha de publicación : 2-oct-2020
Citación : CRUZ, G. M. L. (2020)
Resumen : Há cada vez mais necessidade de novas tecnologias para aperfeiçoar o sistema de gerenciamento de energia elétrica, para evitar a sobrecarga na rede de distribuição nos transformadores, e, consequentemente, curto-circuitos e variações abruptas de tensão. Como forma de evitar esses problemas uma das opções é a Geração Distribuída através de fontes renováveis, associada a um modelo tarifário chamado Tarifa Branca, que vai permitir ao consumidor um maior gerenciamento em seus hábitos de consumo da energia, uma vez que ele será agente ativo na geração da mesma. Como a mudança de hábito do consumo de energia nem sempre é algo praticável por consumidor convém o uso, em certos casos, do sistema de armazenamento de energia que irá permitir uma maior autonomia da rede elétrica e melhor aproveitamento dos sistemas fotovoltaicos. A partir desse cenário, fez-se um levantamento bibliográfico sobre a viabilidade das diferentes formas de integração da geração distribuída e apresentar os estudos de casos encontrados na literatura técnica relacionados a fonte solar fotovoltaica integrada a sistemas de gerenciamento de demanda através da aplicação da Tarifa Branca, e Armazenamento de Energia, para classes residenciais com consumo médio mensal de 130 à 500 kWh. Todas as formas de integração apresentadas mostraram-se viáveis para essa faixa de consumo residencial, cabendo ao consumidor escolher qual adotar de acordo com a sua possibilidade econômica financeira.
Descripción : CRUZ, Gabriel Maurício Lopes da. Estudo de viabilidade das diferentes formas de integração da geração fotovoltaica distribuída. 2020. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Energias. Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020.
URI : repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3795
Aparece en las colecciones: Monografia - Engenharia de Energias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GABRIEL MAURÍCIO LOPES DA CRUZ Mono.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.