Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3807
Título: Mapeamento das usinas termoelétricas em Moçambique
Autor(es): Ussivane, Sozinho Domingos
Palavras-chave: Usinas termoelétricas
Impactos ambientais
Moçambique
Data do documento: 17-Jan-2020
Citação: USSIVANE, S. D. (2020)
Resumo: O petróleo e seus derivados ainda lideram a matriz energética mundial, sendo, além de um instrumento político e econômico uma fonte dominante que torna a sociedade totalmente dependente desse recurso. O indício do esgotamento do petróleo em poucas décadas fez com que a sociedade buscasse soluções tecnológicas para utilização de outras fontes para geração de energia, principalmente para energia elétrica, visando também a sustentabilidade ambiental. A principal fonte de geração de energia elétrica em Moçambique é por meio da hidrelétrica de Cahora Bassa (HCB), no entanto, apenas 24,1% dessa energia é destinada para Moçambique. Portanto, para suprir a necessidade por energia elétrica no pais em estudo, são construídas termoelétricas cuja geração de energia é dada pela queima dos derivados do petróleo, diesel e mais atualmente, gás natural, que, além de poluírem o meio ambiente, encarecem o preço da energia para o consumidor final moçambicano, fazendo com que apenas aproximadamente 30% dessa população tenha acesso a energia elétrica. O mapeamento das usinas termoelétricas em Moçambique foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos e in loco, em que foram constatadas 14 usinas termoelétricas totalizando uma instalação de 2053,4MW, sendo que, 3 usinas irão operar a carvão, pois ainda estão na fase de projeto, e das que estão em operação, 7 são a diesel e 4 a gás natural. Percebeu-se também que as usinas que possuem maior índice de poluição são as que irão operar a carvão na província de Tete, evidenciando a necessidade de conscientização do poder público com relação aos impactos ambientais provocados pela queima desse mineral. Outro fator identificado foi que a província com maior população, e consequentemente maior demanda, Nampula, possui apenas uma usina a diesel com uma potência instalada de apenas 2MW. A instalação de termoelétricas em Moçambique necessita de maiores estudos de impactos ambientais e estratégicos para que o acesso à energia elétrica seja elevado.
Descrição: USSIVANE, Sozinho Domingos. Mapeamento das usinas termoelétricas em Moçambique. 2020. 73 f. Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Energias. Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3807
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOZINHO DOMINGOS USSIVANE Tcc.pdf2020_mono_sdussivane.pdf.2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.