Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3808
Título: Caracterização físico-química e atividades biológicas do estigma de milho Stigma Mahydis
Autor(es): Santos, Raimundo Antonio dos
Palavras-chave: Cereais
Stigma maydis (Cabelo de milho)
Milho (Zea mays L.)
Data do documento: 12-Abr-2019
Citação: SANTOS, R. A. (2019)
Resumo: O milho (Zea mays L.) é a cultura de cereal mais consumida no mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor e segundo maior exportador do grão. O Sitgma maydis (popularmente denominado “cabelo de milho”), uma parte do milho rica em sais de cálcio, potássio, magnésio, sódio e que possui excelente fonte de compostos bioativos, tais como flavonóides, saponina e alcalóides, é usado em alguns países no tratamento de várias doenças no sistema urinário. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar as propriedades físico-químicas do Stigma maydis através dos ensaios de antioxidante, toxicidade frente Artemias salinas, antibacteriano (Staphylococcus aureus e Escherichia coli), além da avaliação da capacidade adsortiva para íons Cálcio e Magnésio em água dura. Quanto a esta última, determinada através do método titulométrico com o EDTA, verificou-se que o tempo máximo de adsorção foi de 242,21 mg/L em 48 h. No teste de toxicidade frente às Artemias salinas com os extratos etanólico e hexânico, no tempo de 24 h obteve-se CL50 1486,8 µg/mL e 1947,1 µg/mL, no tempo de 48 h obteve-se CL50 1465,4 µg/mL e 1,6143 µg/mL. Da mesma forma, para atividade antioxidante dos extratos, obteve-se 27,1% de inibição com o extrato etanólico e 27,4% de inibição com o extrato hexânico e o IC50 determinado com o extrato etanólico foi de 14,9853 mg/mL e 18,5624 mg/mL com o extrato hexânico. Para a atividade bactericida dos extratos, percebeu-se que não houve a inibição nas concentrações testadas. Desta forma, pode-se concluir que o Stigma maydis não possuí atividade antibacteriana frente as essas duas bactérias e que os extratos não apresentam a toxidade nas concentrações testadas. Os resultados dos ensaios físico-quimicos sugerem que o Stigma maydis é um bom material adsorvende, de baixo custo e de baixa toxicidade.
Descrição: SANTOS, Raimundo Antonio dos. Caracterização físico-química e atividades biológicas do estigma de milho Stigma Mahydis. 2019. 68 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3808
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO ANTONIO DOS SANTOS TCC Monografia.pdf2019_mono_radossantos.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.