Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817
Título: Mapas conceituais no ensino de ciências:
Autor(es): Silva, Vitória Marília Ferreira
Palavras-chave: Ciências (ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Data do documento: 7-Dez-2017
Citação: SILVA, V. M. F. L. (2017)
Resumo: O presente trabalho teve objetivo propor uma metodologia diferenciada diante dos métodos impregnados pelo sistema acadêmico, foi utilizado o mapa conceitual como prática interativa, para analisar e favorecer o ensino aprendizagem, buscando facilitar a assimilação de conteúdos de difíceis verbalização, tornando assim a aprendizagem significativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa com duas turmas de 8° ano do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Acarape/CE que totalizavam 68 alunos, com participação somente de 46 alunos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário quali-quantitativo. A análise de dados demonstrou que o mapa conceitual como metodologia interativa trouxe grandes índices de assimilação pelos estudantes. Ao visualizar algumas respostas foi possível perceber o quanto o mapa conceitual sobre o sistema digestório, despertou nesses estudantes a capacidade de pensar e elaborar suas respostas de forma organizada e planejada como o mapa propõe.
Descrição: SILVA, Vitória Marília Ferreira Lima. Mapas conceituais no ensino de ciências:. 2017. 45 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3817
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITORIA MARILIA FERREIRA LIMA_TCC.pdf2017_vmflima.pdf852,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.