Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3854
Título: Efeitos aleopáticos de flor e caule da chanana (turnera subulata) sobre a germinação de alface (Lactuca sativa)
Autor(es): Pinto, Virginia Cafasso
Palavras-chave: Alelopatia
Turnera subulata
Composto secundário
Alface (Lactuca sativa)
Data do documento: 14-Dez-2017
Citação: PINTO, V. C. (2017)
Resumo: Aleopatia se entende como a interferência causada por substâncias químicas produzidas por reino vegetal ou animal (plantas e microorganismos) que liberados no ambiente pode inibir a germinação e afetar o desenvolvimento de planta próxima,. Através da liberação por meio de processo de lixiviação, volatilização e exsudação. Os compostos secundários são ácidos graxos, terpenoides, flavonoides e alcaloides, fenólicos, taninos, saponinas e entre, estar presentes em todos os tecidos das plantas, incluindo as folhas, flores, frutos, raízes, caules e sementes. O efeito alelopátitico de misturas dos diferentes compostos às vezes tem um efeito maior do que um composto sozinho. Sendo o estudo de planta de alelopatia como a busca de uma alternativa capaz de amenizar o uso de produtos industriais dentro da área de cultivo agrícola. Neste sentido este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito alelopático da concentração de extratos de flor e cuale de chanana (Turnera subulata) na germinação de alface (Lactuca sativa). Este experimento foi conduzido no LAboratório de Anáçise de Sementes- Campus das Auroras. Os extratos foram obtidos da parte da planta, flor e caule de 45g do material seco e 450mL de água destilada, deixado repouso por 12 horas para a homogeneização do material. Após a preparação foram diluídas de 20 e 40, 60, 80%, de concentração. OS tratamentos foram T1 de testemunha comparado ao T2=20, T3=40,T4=60 e T5=80% para flor e para caule, sendo utilizadas quatro repetições para cada tratamento. Os dados foram submetidos a análise de variância e de regressão. Somente o efeito do material vegetal foi significativo, aplicou-se teste de Tukey a 5% de probabilidade. Nas variáveis de %G,IVG,CPA,CR e MST houve diferença significativa (p<0,01). Foi possível observar que extrato de flor interferiram no processo de germinação de sementes independente das concentrações utilizadas comprando com o extrato do caule.
Descrição: PINTO, Virginia Cafasso. Efeitos aleopáticos de flor e caule da chanana (turnera subulata) sobre a germinação de alface (Lactuca sativa). . 2017. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3854
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRGINIA CAFASSO PINTO TCC com ficha.pdf2017_mono_vcpinto.pdf627,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.