Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/386
Título: Normas internacionais contábeis aplicadas ao setor público brasileiro: principais mudanças ocorridas a partir de 2008
Autor(es): Rosário, Débora de Souza do
Costa, Edson Luiz Moreira
Ribeiro, Paulo Ricardo de Oliveira
Rosário, Taís de Souza do
Correia, Reinaldo Isidoro Ribeiro
Palavras-chave: Contabilidade Pública
Contabilidade - Normas
Data do documento: 2015
Citação: ROSÁRIO, D. de S. do; COSTA, E. L. M.; RIBEIRO, P. R. de O.; ROSÁRIO, T. de S. do; CORREIA, R. I. R. (20150
Resumo: O presente trabalho, pretendeu conhecer as principais mudanças que ocorreram no processo de mensuração e evidenciação do patrimônio público em decorrência do processo de convergência das normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público a partir de 2008. O estudo teve por objetivo traçar um histórico da Contabilidade pública no Brasil, enfatizando os aspectos gerais, marcos normativos e legais; abordar os padrões internacionais de contabilidade e descrever as principais mudanças ocorridas na contabilidade pública introduzidas pela harmonização ao processo de convergência aos padrões internacionais. O processo de convergência, vem ocorrendo de forma gradativa e ocasionou mudanças significativas na mensuração, registro, apuração controle e evidenciação das variações e mutações do patrimônio público. Portanto, a presente pesquisa se baseou na leitura e pesquisa bibliográfica, levantando dados a partir de artigos, leis, livros e sites da internet. Analisando os resultados, verificou-se a influência dessa padronização causando mudanças nas estruturas das demonstrações contábeis, buscando mais qualidade nas informações demonstradas, trazendo mais transparência, compreensibilidade e relevância para o setor público.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/386
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Ricardo de Oliveira Ribeiro.pdf807 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.