Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3866
Título: Uso do Trichoderma e da adubação orgânica no cultivo do milho-verde
Autor(es): Nascimento, Lucas Sousa do
Palavras-chave: Zea mays L.
Mucuna preta
Fungos
Micro-organismos eficientes
Milho verde
Data do documento: 28-Jul-2022
Citação: NASCIMENTO, L. S. (2022)
Resumo: Há evidências cientificas que o Trichoderma influencia de forma benéfica no acesso das plantas aos nutrientes do solo, condição essencial para otimizar o uso do adubo orgânico no cultivo do milho verde. Dessa forma, objetivou-se avaliar a eficiência da aplicação do Trichoderma com estratégias de adubação orgânica no crescimento e produtividade do milho verde. O experimento foi conduzido entre os meses de novembro de 2021 a maio de 2022, na Fazenda Experimental Piroás, pertencente a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção-CE. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados contendo 6 tratamentos (T1 - testemunha; T2 - 50% da dose de esterco + adubação verde; T3 - 100% da dose de esterco; T4 - Trichoderma + 50% da dose de esterco + adubação verde; T5 - Trichoderma + 25% da dose de esterco + adubação verde; T6 – Trichoderma) e 4 repetições. O uso da combinação do Trichoderma junto com a redução de 50% do esterco bovino mais adubação verde influenciou positivamente no crescimento de plantas, especialmente na massa seca total das plantas. Este efeito não foi observado quando o micro-organismo foi aplicado isoladamente. O tratamento T4 proporcionou produtividade similar ao tratamento com dose máxima do esterco bovino. O uso do Trichoderma foi capaz de proporcionar uma redução de até 75% da dose de esterco bovino quando combinado com adubação verde.
Descrição: NASCIMENTO, Lucas Sousa do, Uso do Trichoderma e da adubação orgânica no cultivo do milho verde. 2022. 15 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3866
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Sousa - Versão biblioteca..pdf2022_art_lsdonascimento.pdf869,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.