Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3869
Título: Desempenho de arranjos espaciais no consórcio da rúcula com couve manteiga
Autor(es): Sousa, Manuel Pereira de
Palavras-chave: Cultivo consorciado
Rúcula - Cultivo
Uso da terra
Couve manteiga
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: SOUSA, M. P. (2022)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e o desempenho produtivo da rúcula em diferentes arranjos de cultivo em consórcio com couve manteiga. O experimento foi conduzido no município de Aracoiaba, localizado na região Nordeste do Brasil, no estado do Ceará. O experimento foi em delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram no cultivo consorciado de rúcula e couve manteiga, descritos como: T1 - cultivo consorciado com duas linhas de rúcula entre linhas da couve manteiga (2R:2C); T2 - cultivo consorciado com três linhas de rúcula entre linhas da couve manteiga (3R:2C); T3 - cultivo consorciado com quatro linhas de rúcula entre linhas da couve manteiga (4R:2C); T4 – cultivo solteiro de couve manteiga; T5 – cultivo solteiro de rúcula. As variáveis analisadas da rúcula foram produtividade e viabilidade econômica. Paara a viabilidade econômica utilizou-se o Índice de uso eficiente da terra (UET), sendo obtido a partir dos dados de produtividade de cada uma das culturas. O cultivo solteiro de rúcula e o arranjo 2R:2C alcançaram produtividade semelhante, porém o arranjo 2R:2C foi o que apresentou melhor desenvolvimento. Logo, o cultivo consorciado 2R:2C pode ser utilizado para a maior otimização no uso dos insumos produtivos em cultivo de rúcula. O UET demonstrou que todos os consórcios foram viáveis quanto ao uso eficiente da terra.
Descrição: SOUSA, Manuel Pereira de. Desempenho de arranjos espaciais no consórcio da rúcula com couve manteiga. 2022. 19 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3869
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUEL PEREIRA DE SOUSA Artigo.pdf2022-art_mpdesousa.pdf303,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.