Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3919
Título: Conhecimento dos professores do ensino básico e superior acerca das pessoas com deficiência
Autor(es): Silva, Francisca Camila Nogueira
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Docentes
Inclusão
Acessibilidade
Data do documento: 19-Dez-2017
Citação: SILVA, F. C. N. (2017)
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever o conhecimento dos professores do ensino básico e superior sobre o tema Pessoas com Deficiência. Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo 53 professores do município de Acarape e Redenção, do ensino básico e superior, nos meses de outubro e novembro de 2017. Foi aplicado questionário semiestruturado envolvendo a temática Pessoa com Deficiência e, em seguida, os dados foram analisados e organizados em tabelas. Participaram da pesquisa 53 professores, destes 38 (71,6%) do sexo feminino, 28 (52,8%) com faixa etária entre 31 e 40 anos, 36 (67,9%) com pós-graduação, 45 (85%) com tempo de ensino entre 1 e 20 anos. A maioria dos professores da instituição de ensino superior (78,5 %) relataram que nunca tiveram nenhum aluno com deficiência o que difere do ensino básico. A existência de acessibilidade no ambiente de trabalho, foi percebida pela maioria dos professores e todos acertaram sobre como deve ser o ambiente escolar para a pessoa com deficiência. A maioria, conhece os meios de comunicação utilizados com deficiente auditivo e visual, bem como as tecnologias apropriadas. É relevante o conhecimento dos professores, tanto do ensino básico como superior, sobre a temática em estudo, a fim de que se possam ter mudanças atitudinais, proporcionando e facilitando a inclusão dos alunos com deficiência na escola e na universidade.
Descrição: SILVA, Francisca Camila Nogueira. Conhecimento dos professores do ensino básico e superior acerca das pessoas com deficiência. 2017. 26 f. Artigo (Graduação) - Curso Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3919
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA CAMILA NOGUEIRA SILVA TCC Artigo.pdf2017_art_fcnsilva.pdf338,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.