Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3923
Título: Conhecimento e empodermento das gestantes sobre o processo de parto ativo e humanizado
Autor(es): Guerra, Francisca Joseane Farias
Palavras-chave: Parto humanizado
Empoderamento
Educação em saúde
Oficinas educativas
Enfermagem
Data do documento: 4-Ago-2017
Citação: GUERRA, F. J. F. (2017)
Resumo: O parto está intrinsecamente relacionado ao contexto sociocultural, econômico e ao acesso a qualidade dos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento das gestantes sobre o parto ativo e empoderamento para o processo de parir antes e depois de atividade educativa mediada por oficinas. Estudo avaliativo com abordagem quantitativa, realizada com gestantes, do município de Redenção - CE, nos meses de novembro de 2015 a junho de 2016. Participaram da atividade três grupos. Em cada grupo foi realizado cinco oficinas educativas sobre parto ativo e empoderamento para o processo de parir, em encontros semanais, com gestantes acompanhadas no CRAS do município. No primeiro encontro foi aplicado um instrumento de pré-teste e no último um pós-teste, com o intuito deanalisar quais conhecimentos foram adquiridos pelas gestantes durante as oficinas como estratégia efetiva para empoderar-las para o momento do parto. O estudo contou com 52 participantes. A maioria tinha uma faixa etária de 16 a 25 anos31 (59,6%) com média de 25 anos, 30 (57,6) tinham uma união estável, a maioria tinha como escolaridade o ensino fundamental 29 (55,76%) e renda familiar de até um salário mínimo 26 (50%). A predominância das gestantes era de multíparas 33 (63,4%), sendo que 27 (51,9%) tiveram uma gravidez não planejada e que 100% das mesmas estavam realizando pré-natal regularmente. Apenas 3 (5,7%) das gestantes tinham conhecimento do que era parto ativo no inicio das oficinas e ao final 48 (92,69%) tinham esses conhecimentos, outro fator relevante foi que 6 (11,5%) conheciam o que era métodos não farmacológicos para alivio da dor e 4 (7,6%) sabiam como funcionava.Posteriormente,49 (94,23%) tinham esse conhecimento do que era e como funcionavam 42 (80,76%). Com relação ao desenvolvimento das oficinas educativas o dia que obteve melhor porcentagem foi a de dramatização do parto 34 (65,38%), 39 (75%) das gestantes acharam que as informações discutidas foram a caráter e que a compreensão das mesmas dos assuntos foi de 41 (78,8%). Com este estudo foi possível intervir positivamente no empoderamento das gestantes para o processo de parir. Percebeu-se que as mulheres adquiriram conhecimentos sobre o processo de parir, seus direitos, sexualidade, mecanismos não farmacológicos para alivio da dor, intercorrências no parto.
Descrição: GUERRA, Francisca Joseane Farias. Conhecimento e empodermento das gestantes sobre o processo de parto ativo e humanizado. 2017. 21f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3923
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA JOSEANE FARIAS GUERRA TCC Artigo.docx.pdf2017_art_fjfguerra.pdf168,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.