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Título: Gestantes: da participação em ações educativas ao conhecimento sobre saúde oral
Autor(es): Benedito, Francisco Cezanildo Silva
Palavras-chave: Gestante
Saúde bucal
. Enfermagem em Saúde Comunitária
Data do documento: 30-Out-2017
Citação: BENEDITO, F. C. S. (2017)
Resumo: Objetivo: Determinar a participação de gestantes, acompanhadas pela Enfermagem, em ações de Educação em Saúde Bucal (ESB) e sua relação com o conhecimento de meios preventivos em saúde oral, bem como verificar a consciência das participantes quanto à influência da gestação sobre a saúde bucal e desta sobre a saúde do bebê. Método: Trata-se de estudo descritivo, analítico e de abordagem quantitativa, conduzido com 124 gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Acarape - CE. Os dados foram analisados pelo programa estatístico Epi Info versão 7.0, interpretados e descritos. Resultados: A população foi composta, em sua maioria, por gestantes maiores de idade, casadas, com escolaridade variando entre ensino fundamental incompleto e superior completo, e renda de até um salário mínimo. Das participantes, 51,6% nunca tinham participado de ações de ESB. Das que receberam ESB, 54,3% foram capazes de reconhecer a escovação e o uso do fio dental como meios preventivos de patologias orais. Quanto à influência da gestação sobre a saúde bucal e desta sobre a saúde do bebê, 49,1% e 43,5% das gestantes com menor nível de instrução não tinham conhecimento, respectivamente. Conclusão: Muitas das gestantes não participaram de ações de ESB e desconheciam os meios preventivos de doenças bucais. As ações de ESB contribuíram para o reconhecimento da escovação e do uso do fio dental como meios preventivos em detrimento da alimentação, do uso do flúor e das visitas ao cirurgião-dentista. Elas desconheciam a relação entre gestação-saúde bucal e saúde bucal-saúde do bebê.
Descrição: BENEDITO, Francisco Cezanildo Silva. Gestantes: da participação em ações educativas ao conhecimento sobre saúde oral. 2017. 18 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3925
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