Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3951
Título: Programa Nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica na perspectiva dos enfermeiros
Autor(es): Almeida, Maklina dos Santos
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Qualidade da assistência à Saúde
Gestão em Saúde
Planejamento estratégico
Data do documento: 10-Ago-2017
Citação: ALMEIDA, M. S. (2017)
Resumo: O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) é uma ferramenta de apoio à gestão em saúde, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, que objetiva a melhoria das condições de funcionamento da atenção básica e a ampliação da acessibilidade dos usuários ao serviço. Objetivou-se analisar a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) na perspectiva dos enfermeiros atuantes nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) do município de Redenção-CE. Tratou-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa para o qual foi utilizada entrevista com roteiro semi-estruturado, cujos relatos foram submetidos à análise de conteúdo temático categorial de Bardin, elaborando-se uma categoria: 1.Qualidade do serviço e três subcategorias: 1.1 Incentivo profissional e processo de trabalho 1.2 Comunicação entre os atores sociais envolvidos e 1.3 Estrutura física e provimento de insumos. Participaram do estudo dez enfermeiros, sendo nove do sexo feminino. O tempo de atuação na Estratégia Saúde da Família variou de três a vinte e três anos. Verificou-se que as ações do PMAQ-AB têm refletido sobre melhores indicadores na qualidade de vida dos usuários do serviço e acessibilidade dos usuários nos serviços especializados de apoio matricial às Unidades Básicas e maior interação entre as equipes da Saúde da família com as especialidades. Como também que o repasse financeiro do Ministério da Saúde e o interesse pela nota máxima da avaliação têm contribuído para o trabalho da gestão junto a equipe de saúde por meio de reuniões, suprimento de materiais necessários à assistência a fim de que o atendimento tenha mais qualidade, ao mesmo tempo em que as notificações têm sido mais cobradas pela gestão. Porém, mesmo com o estímulo do Ministério da Saúde por meio de estratégias como a implantação do PMAQ-AB, as Unidades Básicas de Saúde do município de Redenção ainda tem apresentado falta de materiais, equipamentos e poucas reformas na estrutura física dos prédios, tem havido comunicação entre os trabalhadores da saúde a gestão municipal, no entanto, menor interação com os usuários do serviço. Acredita-se que essa pesquisa possa contribuir para uma melhor apreciação sobre o uso de Programas do Ministério da Saúde como o PMAQ-AB conhecendo a perspectiva dos profissionais de enfermagem quanto a sua aplicação no cotidiano, pois os profissionais de saúde precisam estar aptos para também avaliar e utilizar os resultados produzidos pela equipe como auto reflexão do cotidiano do seu trabalho, os gestores, por sua vez podem utilizar a avaliação como uma das principais ferramentas de planejamento estratégico e medidas corretivas. No entanto, faz-se necessário que sejam realizados outros estudos para investigar a efetividade do PMAQ-AB na perspectiva de outros profissionais da saúde em outras realidades brasileiras.
Descrição: ALMEIDA, Maklina dos Santos. Programa Nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica na perspectiva dos enfermeiros. 2017. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3951
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAKLINA DOS SANTOS ALMEIDA.pdf2018_msalmeida.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.