Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3972
Título: A descaracterização eufêmica do léxico "negrinho" e a passagem da polidez para a impolidez linguística
Autor(es): Alves, Ana Joelma Martins
Palavras-chave: Eufemismo
Polidez linguística
Racismo
Data do documento: 26-Out-2018
Citação: ALVES, A. J. M. (2018)
Resumo: Na literatura, o eufemismo é considerado como uma figura de linguagem que se propõe a minimizar o “peso” do sentido das palavras. Cientes de que a linguagem em uso obedece à regras sociais e que, por isso, muitas das palavras têm caráter polissêmico, neste artigo, buscamos analisar a descaracterização eufêmica da lexis “negrinho”, considerando que essa descaracterização transgride o paradigma polido adotado na sociedade. Nossa pesquisa baseou-se numa revisão teórica sobre temas como o tabu, o eufemismo, o racismo e a (im)polidez linguística. Nossa metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira bibliográfica e a segunda exploratória e descritiva da expressão “negrinho” e suas variantes (neguinho (a)). Para atingir nosso objetivo foi preciso adotar uma abordagem interdisciplinar, para que pudéssemos entender o fenômeno. Observamos que alguns fatores são cruciais para determinar se há ou não descaracterização eufêmica de “negrinho”, são eles: o contexto, o grupo, o lugar de fala ocupado pelo falante e pelo sujeito nomeado, sua raça, o poder e a intimidade que ele tem com aquele o qual se dirige por “negrinho”. Dependendo da associação desses fatores, podemos compreender que a palavra “negrinho”, uma expressão de afetividade, pode ser portadora de conteúdo racista e, portanto, impolido, descaracterizando assim o eufemismo.
Descrição: ALVES, Ana Joelma Martins. A descaracterização eufêmica do léxico "negrinho" e a passagem da polidez para a impolidez linguística. 2018. 16 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3972
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA JOELMA MARTINS ALVES TCC.pdf2018_pp_ajmalves.pdf295,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.