Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3990
Título: As simbologias do pano de Pinti na etnia Mandjaku
Autor(es): Costa, Adenauer Marcos da
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Grupos étnicos
Data do documento: 15-Dez-2017
Citação: COSTA, A. M. (2017)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os diferentes contextos do uso de pano de Pinti nos rituais fúnebres, casamentos e nos modos de vida da etnia Mandjaku parece-nos imprescindível trazer algumas abordagens históricas e contextuais, com intuito de oferecer ao leitor uma visão panorâmica do processo que pretendemos estudar, portanto, discutiremos na nossa fundamentação teórica sobre organização da sociedade mandjuku, o declínio do reino de Basserel, reino de Caió, organização social e política dos mandjakus de Caió, a espiritualidade e divisão do trabalho na comunidade mandjaku, poder espiritual, por acharmos ser imprescindíveis para compreender o nosso objeto de estudo, por fim discutiremos sobre a origem do pano de pinti, seus usos e significados.
Descrição: COSTA, Adenauer Marcos da. As simbologias do pano de Pinti na etnia Mandjaku. 2017. 25 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3990
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADENAUER MARCOS DA COSTA TCC Mono.doc.pdf2017_amdacosta.pdf336,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.