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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/400
Título: | O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no município de Redenção |
Autor(es): | Cordeiro, Verônica Alves Costa |
Palavras-chave: | Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino Redenção - CE - Educação |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | CORDEIRO, V. A. C. (2016) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana no município de Redenção – Ceará, a partir da implementação da Lei 10.639/2003 que determina a sua obrigatoriedade no ensino de História na Educação Básica. Analisando o contexto histórico do negro no Brasil, desde a escravidão à sua abolição. A pesquisa aborda a educação antirracista permitindo uma reflexão acerca do racismo e desigualdades raciais, com estudos sobre a implementação da Lei no contexto nacional, buscando perceber suas contribuições para educação e refletindo a prática pedagógica com relação à diversidade cultural na escola. Na sequência destacam-se as ações da Secretaria da Educação e as formações para os professores do município, refletindo como está trabalhando nas escolas essa temática estabelecida pela Lei, assim como, o novo currículo para as aulas de História. Ressaltando que a informação do professor é essencial para a construção e implementação de práticas pedagógicas voltadas para a diversidade étnico-racial no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/400 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
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