Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4000
Título: Corpos que importam: diálogos (trans)formadores: reflexões acerca dos corpos de transexuais e travestis e a educação
Autor(es): Lima, Carlos Henrique
Palavras-chave: Interseccionalidade
Travestilidade
Transexualidade
Educação
Data do documento: 27-Mar-2019
Citação: LIMA, C. H. (2019)
Resumo: O presente relatório tem por objetivo apresentar as principais discussões do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em formato audiovisual, intitulado Corpos que Importam, um documentário de curta-metragem sobre as discussões envolvendo cinco interlocutoras(e) em que suas falas se interseccionam e (RE)criam novas possibilidades de (RE)existências na ocupação das escolas e universidades. A pesquisa centrou-se principalmente em compreender, por meio das narrativas de pessoas travestis e transexuais sobre as suas memórias de escola, como elas(e) significam e ressignificam seus corpos e as experiências vividas no espaço escolar. Pois não é nenhuma novidade que os espaços escolares, formais e institucionalizados não são receptivos às pessoas que desviem das normas de sujeito universal, ou seja: homem, branco, heterossexual, cisgênero, classe média-alta e cristão. As interlocutoras(e) deste trabalho apontam e denunciam casos, estruturas e normas que são excludentes, violentas e que impedem de avançar na trajetória escolar. A discussão teórica presente no relatório, e nas reflexões trazidas no audiovisual, perpassam os principais conceitos presentes nas falas das interlocutoras, para obter um melhor entendimento da questão. A partir de uma perspectiva interseccional, suporte indispensável para a análise investigativa e produção desse trabalho fílmico. O relatório e o audiovisual buscam revelar (e refletir) o atravessamento de diversos discursos que se cruzam entre a ocupação do espaço educacional, ao uso do nome social, a respeitabilidade de acordo com as identidades das interlocutoras, de gênero e racial, a empregabilidade e a afetividade, também consideradas construções políticas de fortalecimentos de laços.
Descrição: LIMA, Carlos Henrique Alves de. Corpos que importam: diálogos (trans)formadores: reflexões acerca dos corpos de transexuais e travestis e a educação. 2019. 25 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção -CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4000
Aparece nas coleções:Relatório e vídeo e ficha técnica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS HENRIQUE ALVES DE LIMA TCC relatório.pdf2019_chadelima.pdf702,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.