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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Eliane Maisa | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T16:24:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T16:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, E. M. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4002 | - |
dc.description | GOMES, Elo Maisa. Sistema Educacional em Guiné-Bissau: gênero e cultura. 2017.27f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a criação do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que tinha como líder Amílcar Cabral, inicia-se a luta pela independência da Guiné Bissau que era chamada de Guiné Portuguesa. Em 24 de setembro de 1973 o país passou a ser independente do regime português, o PAIGC passou a liderar o país e tornou o estado guineense socialista. (Djalo,2005) Administrativamente, o país é constituído por oito (8) regiões e setor autônimo de Bissau, capital do país; cada região administrativa é constituída por sectores, sendo estes por sua vez, constituídos por secções. O clima do país é tropical com duas estações climáticas: estação de seca que vai de novembro a abril e estação chuvosa que se estende de maio a outubro segundo Scantamburlo (2013) no intervalo de 1979 á 2009 a população guineense é de 1.520.830 em todo território nacional. O sistema educacional pôs independência é o nosso objetivo de estudo. Partindo de que o sistema educativo do país está enfrentando dificuldades, neste sentido, a interesse de fazer este trabalho visa compreender quais são os fatores que interfere no sistema educativo do país, ou seja, que impedem o seu desenvolvimento. Com este projeto pretendemos refletir sobre as produções de alguns trabalhos voltados para o sistema educacional e algumas condições em Guiné-Bissau, tomando como base a reflexão nas pesquisas de: Furtado (2005); Cá (1999); Moreira (2006); Augel (2007); dentre outros, para melhor compreender o sistema educativo guineense. Tratar da história recente da Guiné-Bissau e mais de trinta anos de independência, é na realidade descrever de um Estado com muitas dificuldades em se tornar estável, fruto de sucessivos golpes e conflitos causadores de instabilidade política que se caracteriza numa economia frágil e numa sociedade fragilizada por anos de falta de paz e de perspectivas de futuro. No entanto, os conflitos políticos não se replicam na sociedade guineense que é pacífica e extremamente hospitaleira, recebendo qualquer pessoa que ali chega com um sorriso e um brilho no olhar que nos marca para sempre. (BENZINHO &ROSA, 2015) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné - Bissau | pt_BR |
dc.subject | Indepedência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.title | Sistema Educacional em Guiné-Bissau: gênero e cultura | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Eliane Maisa Gomes.pdf | 2017_pp-emgomes.pdf | 312,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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