Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4006
Título: O romance "perto do coração selvagem" de Clarice Lispector e as experiências educativas de egressos do 3° ano de 2015 da Escola Menezes Pimentel de Pacoti-CE: construindo uma leitura consciente e transformadora
Autor(es): Bernardo, Edilene da Silva
Palavras-chave: Experiência educativa
Clarice Lispector
Pacoti - CE
Literatura brasileira
Leitura (Ensino secundário)
Literatura (Segundo grau)
Data do documento: 26-Out-2018
Citação: BERNARDO, E. S. (2018)
Resumo: A Literatura Claricena tem uma grande função reflexiva para aqueles que sem medo resolvem dar devida atenção às entrelinhas, pois, suas obras podem marcar, causar medo, estranhamento ou até mesmo despertar aquilo que para muitos já havia morrido dentro de si. Nesse contexto, Este projeto de pesquisa tem como finalidade Compreender as repercussões das experiências educativas vivenciadas a partir do romance “Perto do coração selvagem” da autora Clarice Lispector, na vida de estudantes que cursaram o 3° ano do ensino médio no ano de 2015, na Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, localizada em Pacoti-CE. A problemática do projeto surge em meio a uma curiosidade de identificar quais as experiências educativas vivenciadas Por esses ex-estudantes, a partir da leitura do livro “Perto do coração selvagem”, atividade essa que foi aplicada durante o projeto intitulado “Semana de literatura, cultura e arte”, na Escola Menezes Pimentel. A justificativa da pesquisa é de ordem pessoal, acadêmica e social. O Referencial teórico desse projeto de pesquisa está baseado nas ideias e reflexões feitas pelos autores como: Larrosa (2015) & Dewey (2011) os dois autores destacam que a experiência é uma parte importante para o processo de desenvolvimento humano e educacional dos indivíduos, todavia há algumas distinções entre esses autores. Para, Dewey quem tem a função de promover as condições de experiências é o ambiente escolar, as metodologias de ensino e principalmente a mediação do/a professor/a, já para Larrosa as condições de possibilidade para que as experiências nos passem envolvem os afetos vividos pelo próprio sujeito. Gotlib (2011) com a biografia “Clarice um vida que se conta’’, autora relata dados biográficos sobra a vida e obra da escritora Clarice Lispector, Martins (2003) & Paulo Freire (2008) evidenciam que a escola e os professores precisam estar cientes da importância do ato de ler, Carvalho & Kastrupastrup (2009) na “Leitura de acolhimento: uma experiência de devir consciente” fazem uma reflexão acerca da experiência a partir da leitura, estes autores foram essenciais para gerar uma ampla reflexão das ideias discutidas no projeto. Compreende-se que, a presente pesquisa é do tipo narrativo de cunho qualitativo, pois, se torna viável a realização de entrevistas narrativas nas quais os entrevistados terão a oportunidade de relatar acontecimentos pessoais e coletivos. É preciso lembrar que, não estar se colocando aqui uma supervalorização a Literatura de Clarice Lispector, mas sim, a reflexão que suas obras trazem para nós e o poder transformador e edificante que a Leitura exerce sobre aqueles que embarcam nessa viagem.
Descrição: BERNARDO, Edilene da Silva. O romance "perto do coração selvagem" de Clarice Lispector e as experiências educativas de egressos do 3° ano de 2015 da Escola Menezes Pimentel de Pacoti-CE: construindo uma leitura consciente e transformadora. 2018. 38 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4006
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILENE DA SILVA BERNARDO TCC.pdf2018_edasbernardo.pdf742,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.