Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4035
Título: Torcidas colonizadas e o apreço pelo futebol europeu em Moçambique
Autor(es): Araújo, Jardeson de Lima
Palavras-chave: Futebol
Moçambique - Torcida de futebol
Data do documento: 15-Dez-2017
Citação: ARAÚJO, J. l. (2017)
Resumo: A pesquisa a que esse trabalho pretende desenvolver tem a finalidade de analisar a relação do futebol, esporte mundialmente conhecido e disseminado, como uma ferramenta de dominação e apropriação cultural do período colonial, que exerce sua influencia até os dias de hoje nas antigas colônias portuguesas. Para a análise parte-se do pressuposto de que os moradores das antigas colônias portuguesas torcem pelos mesmos times de seus ex- colonizadores; exemplo dessa “torcida colonizada” encontra-se na fama que os clubes de futebol portugueses exercem nas antigas colônias, atraindo um público de torcedores cada vez maior e assim disseminando a cultura do futebol português nas terras que outrora por eles colonizadas. A pesquisa será realizada num contexto histórico referente ao período depois do Acordo de Paz assinado em outubro de 1992, em Roma pelo presidente de Moçambique. O período escolhido para a realização da pesquisa refere-se aos anos seguintes após o acordo de paz, pois, entende-se esse ponto de partida como importante acontecimento na história do povo moçambicano por ser o momento em que se iniciou o processo de estabilidade politica em Moçambique, pretendemos estudar o fenômeno do colonialismo no futebol utilizando para a reconstrução histórica a analise de jornais referentes ao período em questão, tal como o Jornal Online Noticias de Moçambique, em suporte online, ressaltando aqui que maior ênfase será dada as colunas sobre o desporto de Moçambique. O tema nos leva a um levantamento de questões sobre o futebol em Moçambique, depois desse acordo, tendo em mente a importância tanto da introdução do futebol no período colonial quanto o papel que os veículos midiáticos davam e ainda dão aos clubes estrangeiros, dessa forma promovem um maior consumo do futebol português, mantendo a população moçambicana colonizada pelo esporte.
Descrição: ARAÚJO, Jardeson de Lima.Torcidas colonizadas e o apreço pelo futebol europeu em Moçambique. 2017. 38 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4035
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JARDESON 1.pdf2017_pp_jdelaraujo.pdf371,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.