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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4036
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Empala, Jean da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T15:09:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-09T15:09:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | EMPALA, J. Ss. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4036 | - |
dc.description | EMPALA, Jean da Silva. Política educacionais na Guiné-Bissau: acesso ao ensino superior (1974-2023). 2019. 34 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta perspetiva, o significado do desenvolvimento tratado nesse trabalho não é pensado a partir do viés ocidental sobre o desenvolvimento, mas trata-se, como demonstrou Sucuma (2013), do desenvolvimento que pode ser entendido como um processo complexo de construção coletiva e de avanço em diversas etapas da vida do homem/mulher em sociedade, como acontence em toda sociedade humana e que, no entanto, pode se expressar na condição cultural, no sentido mais amplo, no bem-estar social e político. (SUCUMA, 2013). O horizonte temporal que se pretende pesquisar (1974 a 2003) representa um importante período histórico na educação guineense, já que 1974 foi o ano da abertura da primeira instituição de ensino superior naquele país, a Escola Nacional de Saúde (ENS). Criada pelo Ministério de Saúde para aumentar os profissionais na área de saúde, um dos seus objetivos na época era suprimir a carência dos profissionais de saúde na Guiné-Bissau. Já o ano de 2003 foi marcado pela abertura da primeira universidade pública (Universidade Amilcar Cabral) que fechou em 2007 por razão econômica, segundo o governo na altura. Partindo do pressuposto de que a dificuldade do acesso ao ensino superior na Guiné-Bissau é algo presente na esfera social guineense, e tem sido uma das questões preocupantes no país, as narrativas históricas apontam que os obstáculos no acesso ao ensino superior e à educação científica ou escolar de forma geral na Guiné-Bissau é um problema muito antigo e já se fazia sentir desde o período colonial devido ao fraco investimento do regime colonial português na formação e capacitação do povo guineense. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.title | Política educacionais na Guiné-Bissau: acesso ao ensino superior (1974-2023) | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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