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dc.contributor.authorEmpala, Jean da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-09T15:09:27Z-
dc.date.available2023-11-09T15:09:27Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationEMPALA, J. Ss. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4036-
dc.descriptionEMPALA, Jean da Silva. Política educacionais na Guiné-Bissau: acesso ao ensino superior (1974-2023). 2019. 34 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNesta perspetiva, o significado do desenvolvimento tratado nesse trabalho não é pensado a partir do viés ocidental sobre o desenvolvimento, mas trata-se, como demonstrou Sucuma (2013), do desenvolvimento que pode ser entendido como um processo complexo de construção coletiva e de avanço em diversas etapas da vida do homem/mulher em sociedade, como acontence em toda sociedade humana e que, no entanto, pode se expressar na condição cultural, no sentido mais amplo, no bem-estar social e político. (SUCUMA, 2013). O horizonte temporal que se pretende pesquisar (1974 a 2003) representa um importante período histórico na educação guineense, já que 1974 foi o ano da abertura da primeira instituição de ensino superior naquele país, a Escola Nacional de Saúde (ENS). Criada pelo Ministério de Saúde para aumentar os profissionais na área de saúde, um dos seus objetivos na época era suprimir a carência dos profissionais de saúde na Guiné-Bissau. Já o ano de 2003 foi marcado pela abertura da primeira universidade pública (Universidade Amilcar Cabral) que fechou em 2007 por razão econômica, segundo o governo na altura. Partindo do pressuposto de que a dificuldade do acesso ao ensino superior na Guiné-Bissau é algo presente na esfera social guineense, e tem sido uma das questões preocupantes no país, as narrativas históricas apontam que os obstáculos no acesso ao ensino superior e à educação científica ou escolar de forma geral na Guiné-Bissau é um problema muito antigo e já se fazia sentir desde o período colonial devido ao fraco investimento do regime colonial português na formação e capacitação do povo guineense.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissau - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titlePolítica educacionais na Guiné-Bissau: acesso ao ensino superior (1974-2023)pt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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