Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4043
Título: A percepção dos jovens bijagós contemporâneos sobre os ritos de iniciação (Marach e difunto) na cultura tradicional bijagó
Autor(es): Costa, Juvinal Domingos da
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Ritos de iniciação
Saberes tradicionais
Data do documento: 31-Out-2018
Citação: COSTA, J. D. (2018)
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar, relatar e descrever a percepção dos jovens bijagós contemporâneos sobre os ritos de iniciação (Marach e Difunto) na cultura tradicional bijagós, Guiné-Bissau. Como sendo o rito de iniciação mais importante para os bijagós, pois é nesses ritos de iniciação que são repassados os saberes tradicionais desse povo insular aos mais novos de modo a conservar o conhecimento e o saber tradicional. No entanto, o tema do projeto surge por uma inquietação pessoal, no tocante ao modo e o pensamento atual dos jovens bijagós contemporâneo sobre os ritos iniciação na cultura tradicional bijagós, e saberes que delas são adquiridas durante o período de iniciação, pois, os bijagós acreditam que o homem apreende fazendo, ou seja, os bijagós são profundamente pragmáticos e para entender como os bijagós pensam o mundo, o indivíduo tem que participar nos ritos de iniciação (Marach ou Difunto), porque esse conhecimento é tida como algo sagrado. E nesse contexto, o projeto irá investigar, descrever e relatar a percepção desta nova geração sobre os saberes tradicionais que são adquiridos nessas cerimonias e práticas de ritos de iniciação de (Marach e Difunto), tendo em conta que estes conhecimentos tradicionais dos bijagós, e assim como outros formas de saberes podem ser útil na formação dos jovens bijagós contemporâneos e futuras geração. Portanto se pretende com este projeto relatar, descrever e analise da percepção dos jovens bijagós sobre os ritos de iniciação de modo a fomentar debates, questionamentos sobre os saberes tradicionais bijagó face ao avanço da globalização, e as influências culturais que está sendo verificado no arquipélago. E nesse contexto, será feito entrevistas com jovens bijagós de 18 a 35 anos, residentes nas ilhas do arquipélago e na diáspora, utilizando o método qualitativo devido à natureza do próprio projeto.
Descrição: COSTA, Juvinal Domingos da. A percepção dos jovens bijagós contemporâneos sobre os ritos de iniciação (Marach e difunto) na cultura tradicional bijagó. 2018. 34 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4043
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUVINAL DOMINGOS DA COSTA TCC.pdf2018_jddacosta.pdf557,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.