Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4047
Título: Racismo e segurança pública: o ponto de vista de policiais militares
Autor(es): Dias, Layra Nobre
Palavras-chave: Racismo
Polícia militar
Formação policial
Segurança pública
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: DIAS, L. N. (2018)
Resumo: O presente projeto visa compreender o ponto de vista do Policial Militar (PM) em relação ao racismo, na sua formação e na sua prática, buscando problematizar três vertentes de explicação: 1) o racismo como cultura prévia à formação profissional; 2) o racismo como oriundo da própria formação policial; 3) o racismo como originado da experiência prática do policial após a sua formação. Como objetivos específicos, através de entrevistas semiestruturadas com PMs de Redenção-CE, pretende-se, em especial: verificar as diferenças de percepção sobre racismo a partir da visão de PMs que se identificam como brancos e como negros e entre PMs experientes e novatos; analisar como os policiais compreendem quais são os direitos da polícia e do cidadão durante a abordagem policial e que classificações são utilizadas para caracterizar um indivíduo como suspeito; averiguar os métodos da formação policial, questionando como a mesma influencia o modo de pensar dos policiais em relação ao racismo; e entender quais as interpretações dos policias sobre o funcionamento dos controles institucionais do seu trabalho. O presente projeto visa compreender o ponto de vista do Policial Militar (PM) em relação ao racismo, na sua formação e na sua prática, buscando problematizar três vertentes de explicação: 1) o racismo como cultura prévia à formação profissional; 2) o racismo como oriundo da própria formação policial; 3) o racismo como originado da experiência prática do policial após a sua formação. Como objetivos específicos, através de entrevistas semiestruturadas com PMs de Redenção-CE, pretende-se, em especial: verificar as diferenças de percepção sobre racismo a partir da visão de PMs que se identificam como brancos e como negros e entre PMs experientes e novatos; analisar como os policiais compreendem quais são os direitos da polícia e do cidadão durante a abordagem policial e que classificações são utilizadas para caracterizar um indivíduo como suspeito; averiguar os métodos da formação policial, questionando como a mesma influencia o modo de pensar dos policiais em relação ao racismo; e entender quais as interpretações dos policias sobre o funcionamento dos controles institucionais do seu trabalho.
Descrição: DIAS, Layra Nobre. Racismo e Segurança Pública: o ponto de vista de policiais militares. 2018. 34 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4047
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYRA NOBRE DIAS TCC.pdf2018_lndias.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.