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Título: A efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, sob a percepção de conselheiros (as) tutelares de Acarape- CE
Autor(es): Andrade, Lindawane Cavalcante
Palavras-chave: Conselho Tutelar
Direitos das crianças
Direitos dos adolescentes
Data do documento: 29-Mar-2019
Citação: ANDRADE, L. C. (2019)
Resumo: No Brasil, a partir da Constituição Federal de 1998 e do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, as crianças e adolescentes passaram a ser considerados como sujeitos de direitos. Diante desse cenário, o presente projeto traz como objetivo geral analisar a percepção de Conselheiros (as) Tutelares (as) sobre a efetivação dos direitos fundamentais de crianças e de adolescentes através das políticas públicas do município de Acarape - Ceará, além disso, tem como objetivos específicos descrever a partir do olhar de Conselheiros (as) Tutelares as políticas públicas que contribuem para a efetivação desses direitos, como também identificar os fatores que colaboram para isso, e conhecer os desafios que os conselheiros (as) tutelares percebem para a efetivação desses direitos. Quanto à metodologia, adotaremos como base de estudo a pesquisa qualitativa, mais precisamente o delineamento da pesquisa participante, com a proposta preliminar de realização de entrevistas e de uma roda de conversa com os/as integrantes do Conselho Tutelar, eleitos/as na última eleição, ou seja, mandato de janeiro de 2016/2020, de maneira que esses indivíduos, a partir de suas próprias percepções e dos seus relatos, observem e analisem a realidade que estão inseridos com um resultado mais contextualizado e participativo. Assim, compreenderemos as particularidades dos olhares que cada conselheiro tem em relação à efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, e, através dessa pesquisa, teremos uma dimensão dos desafios e possibilidades reconhecidos pelos/as conselheiros/as para a efetivação desses direitos.
Descrição: ANDRADE, Lindawane Cavalcante. A efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, sob a percepção de conselheiros (as) tutelares de Acarape- CE. 2019. 25f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4051
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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