Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4072
Título: A luta do povo Pitaguary pela regularização territorial e estratégias de enfrentamento à pobreza
Autor(es): Ribeiro, Marcelo da Silva Chaves
Palavras-chave: Índios - Ceará
Pacatuba - CE
Data do documento: 20-Dez-2017
Citação: RIBEIRO, M. S. C. (2017)
Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa em torno da temática da vulnerabilidade socioeconômica e cultural que se encontra o povo Pitaguary em decorrência da ausência de regularização do seu território tradicional. Situados na área da grande Fortaleza estes indígenas, que historicamente habitam essas terras, estão em resistência contínua reivindicando constantemente sua demarcação. Tal reivindicação gera conflitos com os posseiros que cercam e invadem o território do povo, estes desentendimentos junto com a ineficácia do Estado em executar as leis que protegem os direitos indígenas produz a vulnerabilidade do povo, neste projeto chamo esta vulnerabilidade no acesso aos direitos como pobreza. Conforme problematizamos a seguir, para este povo indígena a origem de sua vulnerabilidade tem origem na falta de demarcação do seu território tradicional.
Descrição: RIBEIRO, Marcelo da Silva Chaves. A luta do povo Pitaguary pela regularização territorial e estratégias de enfrentamento à pobreza.2017. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4072
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 MARCELO_RIBEIRO_ultima versão.pdf2017_pp_mdascribeiro.pdf864,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.