Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4078
Título: O conceito de gestão escolar em Vitpr Henrique Paro
Autor(es): Silva, Maria Edivânia Colares da
Palavras-chave: Gestão escolar
Gestão democrática
Gestão participativa
Educação
Data do documento: 4-Jun-2018
Citação: SILVA, M. E. C. (2018)
Resumo: O tema deste trabalho surgiu a partir da curiosidade em entender a importância da gestão escolar. Durante a pesquisa será exposto o conceito empregado por Vitor Henrique Paro, além de outros assuntos relevantes no meio escolar. Vitor Paro, autor formado na área da educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Em todas as suas obras ele traz reflexões sobre a administração da escola pública e da qualidade de ensino ofertadas aos alunos. A intenção aqui é de disponibilizar o conteúdo para futuros pesquisadores ou para aqueles que se interessarem no assunto, buscando ajudar a entender a gestão escolar e assuntos ligados a ela. Também será analisado os modelos de decisões, a gestão democrática e participativa, como elas funcionam e as dificuldades que estes modelos tendem a possuir na sua implementação. Os elementos fundamentais no desenvolvimento de uma gestão democrática, são por exemplo, o Conselho escolar, o Projeto Político Pedagógico e o gestor escolar. O Conselho Escolar é um órgão deliberativo responsável pela tomada de decisões no âmbito escolar. O Projeto Político Pedagógico define os caminhos a seguir e como alcançá-los. O gestor escolar é o responsável pela instituição escolar, pelas ações e pelos profissionais da mesma. Durante a pesquisa será explicado sobre cada um deles. O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de gestão escolar em Vitor Henrique Paro, para isso utilizou-se da pesquisa bibliográfica, desenvolvendo-a com base em materiais publicados como livros, artigos e periódicos eletrônicos da área da educação, mais precisamente sobre gestão escolar. Para futuros trabalhos pretende-se levar esse tema a campo, ou seja, utilizar, além da observação do meio escolar, também entrevistas e/ou questionários aplicados a gestores escolares, alunos e/ou pais, seguindo da análise de todos os dados e da comprovação ou não da teoria utilizada pelo autor para conceituar gestão escolar.
Descrição: SILVA, Maria Edivânia Colares da. O conceito de gestão escolar em Vitor Henrique Paro. 2018. 27 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades e Letras (ILH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4078
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDVÂNIA COLARES DA SILVA TCC.pdf2018_pp_mecdasilva.pdf257,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.