Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4082
Título: Entre os ideais do passado e o presente da Guiné-Bissau no filme Olhos azuis de Yonte, de Flora Gomes
Autor(es): Quadé, Simão Tamba
Palavras-chave: Gomes, Flora, 1949- – Crítica e interpretação
Guiné-Bissau – História – Movimentos de autonomia e independência
Olhos azuis de Yonte (Filme) – Crítica e interpretação
Data do documento: 25-Jan-2023
Citação: QUADÉ, S. T. (2023)
Resumo: A presente monografia consiste na análise da obra cinematográfica Olhos Azuis de Yonta, do cineasta guineense Flora Gomes. A película, segunda longa-metragem desse realizador lançada em 1992, resulta de uma extensa coprodução entre Guiné-Bissau, Portugal e França. A discussão constatada na obra por meio do discurso fílmico refere-se à situação de ruptura entre gerações antes e depois da independência, a qual se dá em torno dos ideais revolucionários anticoloniais, uma vez que os antigos combatentes de luta de libertação se sentem traídos pelas atitudes da nova geração baseadas na importação dos valores culturais do ocidente. A obra apresenta uma sequência de críticas à sociedade guineense por intermédio da misteriosa carta que contém um poema copiado de um livro europeu a partir do estilo de vida firmado pela lógica capitalista e pelo neocolonialismo. Este trabalho de conclusão de curso é elaborado mediante um levantamento do referencial bibliográfico teórico a respeito do filme e de aspectos teóricos e políticos de Guiné-Bissau. Utilizamos também figuras de diferentes trechos do filme para oferecer uma ilustração relacional entre a escrita e a imagem.
Descrição: QUADÉ, Simão Tamba. Entre os ideais do passado e o presente da Guiné-Bissau no filme Olhos azuis de Yonte, de Flora Gomes. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4082
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_simaoquade.pdf2023_mono_simaoquade.pdf798,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.