Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4083
Título: Educação bilíngue: um caminho possível para a questão linguística na/da Guiné-Bissau
Autor(es): Mané, Caramó Seco
Palavras-chave: Bilinguismo
Educação bilíngue
Língua guineense
Guiné-Bissau
Data do documento: 28-Jun-2023
Citação: MANÉ, C. S. (2023)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância de implementação do guineense (crioulo Guineense) no ensino da Guiné-Bissau, dentro do que seria, então, uma proposta de educação bilíngue para o país. Nos últimos anos, educação bilingue tem sido um assunto bastante debatido no ceio dos estudantes guineenses e acadêmicos internacionais. O país em questão é um país multilíngue, sendo possível notar que o guineense é uma das línguas mais faladas pela população do país, mas não é posta como língua do ensino, a única língua do ensino é o português. Daí que se questiona quais os caminhos que podem ser seguidos para que uma educação bilíngue seja organizada, melhorando a compreensão dos estudantes e a qualidade de ensino. Nessa perspectiva, busca-se respostas a seguinte questão da pesquisa: Qual é a importância de implementar educação bilingue no ensino Guineense? A principal justificativa desse trabalho é buscar apresentar como a implementação do guineense pode ajudar os alunos a obter maior compreensão dos conteúdos na sala de aula, visto que o guineense não é uma língua oficial do país, nem a língua de ensino, embora a maioria dos guineenses não possua o português como a primeira língua (L1) ou segunda língua (L2). Quanto à metodologia desta pesquisa, foram utilizados diversos estudos na área de Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas sobre os pontos mais importantes da educação bilíngue, bilinguismo, políticas e planejamento linguístico da Guiné-Bissau para a língua guineense; no que se refere aos procedimentos técnicos, este trabalho nutre-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Liceu Titina Sila de Farim (Guiné-Bissau) e Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), serviu-nos como campo para a realização da pesquisa, aplicamos questionários aos quatro (4) professoras e quatro professores de Titina Sila com a faixa etária dos professores/as variada entre 25 a 30 anos; oito alunos e oito alunas, com a faixa etária variada entre 16 a 20 anos de idade; o mesmo ocorreu com estudantes guineenses recém chegados à UNILAB. A abordagem de análises foi crítica e qualitativa buscando perceber necessidades e impactos da educação bilíngue para o ensino guineense.
Descrição: MANÉ, Caramó Seco. Educação bilíngue: um caminho possível para a questão linguística na/da Guiné-Bissau. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4083
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_caramomane.pdf2023_mono_caramomane.pdf497,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.