Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4084
Título: A dança afro como proposta de letramento de resistência: ensinando por meio de uma coreografia autobiográfica
Autor(es): Nascimento, Cosme do
Palavras-chave: Danças afro-brasileiras – São Francisco do Conde (BA)
Dança na Educação – São Francisco do Conde (BA)
Negros – Dança – São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 30-Jun-2023
Citação: NASCIMENTO, C. (2023)
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso em Letras, língua Portuguesa, considera a dança afro como proposta de letramento de resistência: ensinando por meio de uma coreografia autobiográfica, a partir das insurgências combinadas aos novos letramentos, letramentos, múltiplos de resistência: os de resistência, e que possam colaborar com os contextos sociais e cultural de São Francisco do Conde e brasileiro. Trata-se de uma coreografia na qual se interseccionam diferentes aspectos identitários, como um homem preto, quilombola, pai solo de gêmeos, e de comunidade LGBTQIAP+. Os movimentos propõem-se a levar letramentos antirracista e crítico, na medida em que foi embasado na tradição de gerações ancestrais que vão do pisar dendê no pilão, banzo, até o Alujá em uma unica apresentação coreográfica. O objetivo principal desse trabalho é o de atribuir às práticas locais e populares uma perspectiva identitária positiva no que tange a educação e as danças afro-brasileiras. Desse modo, os moradores de São Francisco do Conde poderão observar sua cultura a partir de um olhar mais valioso à sua própria identidade e empoderar-se nesse contexto, e buscar novos objetos e de formas coletivas de lutas locais.
Descrição: NASCIMENTO, Cosme do. A dança afro como proposta de letramento de resistência: ensinando por meio de uma coreografia autobiográfica. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4084
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_cosmenascimento.pdf2023_mono_cosmenascimento.pdf724,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.