Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4087
Título: Um estudo sobre o letramento feminista em livros didáticos do Ensino Médio da Bahia
Autor(es): Silva, Gilmara dos Santos
Palavras-chave: Educação
Letramentos
Material didático
Pedagogia - Feminista
Data do documento: 27-Jun-2023
Citação: SILVA, G. S. (2023)
Resumo: Este estudo tem como foco a importância de abordar o letramento feminista nos materiais didáticos e paradidáticos do Ensino Médio da Secretaria de Educação da Bahia. O objetivo é investigar como esses materiais incorporam e promovem o letramento feminista, que busca alcançar a igualdade de gênero, questionar estereótipos, valorizar as vozes e experiências das mulheres, e combater as desigualdades de gênero presentes na sociedade. Utilizando uma abordagem bibliográfica, a pesquisa analisou a produção de material didático para o Ensino Médio nos anos letivos de 2020 e 2021, durante a pandemia de COVID-19. A hipótese levantada é que a exclusão das mulheres nos materiais didáticos contribui para a perpetuação de estereótipos de gênero, limitando as oportunidades e o desenvolvimento pleno das mulheres na sociedade. Além disso, a ausência de representações femininas significativas pode influenciar negativamente a autoestima e a identidade das meninas, reforçando padrões discriminatórios. Destaca-se a importância dessa discussão e a necessidade de adotar uma proposta pedagógica fundamentada no letramento feminista para promover uma escola democrática e inclusiva, onde a diversidade humana seja respeitada e valorizada. Apesar disso, foram encontradas poucas pesquisas acadêmicas abordando especificamente essa questão nos materiais didáticos, evidenciando a necessidade de uma investigação mais aprofundada para compreender melhor a extensão do problema e suas implicações para a educação e a igualdade de gênero. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para a conscientização sobre a importância da representatividade de gênero nos materiais didáticos e para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais inclusivas e igualitárias.
Descrição: SILVA, Gilmara dos Santos. Um estudo sobre o letramento feminista em livros didáticos do Ensino Médio da Bahia. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4087
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_gilmarasilva.pdf2023_mono_gilmarasilva.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.