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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Lindiana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T18:10:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T18:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, L. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4110 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Lindiana da Silva. Políticas educacionais entre Brasil e Cabo Verde: Lei nº 9.394/1996 e Lei nº 103/III/1990. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo identificar algumas semelhanças e diferenças nas políticas educacionais entre dois países que falam a língua portuguesa, o Brasil localizado no Continente Americano e Cabo Verde localizado no Continente Africano. Para tanto, pretendemos analisar as Leis de Diretrizes e Bases dos sistemas Educativos nº 9.394/1996 do Brasil e nº 103/III/1990 de Cabo Verde. Sabendo que os dois países foram colonizados por Portugal, consideramos pertinente fazer esse estudo contrastivo para verificarmos em que aspetos Brasil e Cabo Verde se assemelham e se distanciam em suas políticas educacionais ao elaborarem seus documentos normativos. Como método, optamos por utilizar a pesquisa do tipo bibliográfico e documental, com foco na Lei 9.394/1996 do Brasil e a Lei nº 103/III/1990 de Cabo Verde. Neste sentido, este estudo contrastivo não tem a intenção de comparar os dois países, mas de analisar os pontos em que se assemelham e se distanciam na elaboração das leis que regem os respectivos países, bem como refletir sobre as influências da cultura europeia nas políticas educacionais. Por fim, pontuamos a importância de analisarmos esses documentos que tiveram como base a cultura europeia impregnada na educação dos brasileiros e cabo-verdianos, tomando como hipótese influência das afinidades histórico-culturais seculares advenientes da colonização portuguesa e as relações diplomáticas construídas entre os dois países no período pós-colonial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Política e governo | pt_BR |
dc.subject | Cabo Verde - Política e governo | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Cabo Verde | pt_BR |
dc.title | Políticas educacionais entre Brasil e Cabo Verde: Lei nº 9.394/1996 e Lei nº 103/III/1990 | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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