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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Natália Gonçalves Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T19:04:27Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T19:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, N. G. F. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4112 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Natália Gonçalves Ferreira. A formação de professoras de Educação Infantil em uma comunidade quilombola de Santo Amaro - BA. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é o trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês (BA) tendo como principal objetivo discutir e compreender a formação das profissionais de Educação Infantil que atuam em comunidades quilombolas, possuindo como fonte principal uma comunidade pertencente ao município de Santo Amaro - BA. É uma localidade tradicional pesqueira e remanescente de quilombo em que a maioria da população vive da pesca e da mariscagem na maré e nos manguezais. Compreendendo a importância das crianças da comunidade terem acesso à uma formação que contemple a educação das relações étnico-raciais desde a educação infantil, torna-se necessário saber se a educação escolar quilombola é ou não uma realidade que contempla as mesmas; sendo assim, intencionou-se pesquisar se e como a formação de professoras de educação infantil acontece no município e, caso ocorra, se esta formação contempla a Lei 10.639/03, seu Parecer e Diretrizes e também as Diretrizes da Educação Escolar Quilombola. Como metodologia, optamos por um estudo de caráter qualitativo através de entrevistas, realizada com professoras de educação infantil moradoras e atuantes na instituição de educação infantil da comunidade. Conclui-se através da análise a real situação da comunidade com relação a formação destas profissionais, bem como a sua importância para a construção de uma educação de valorize as diversidades através da Educação das Relações Étnico-Raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil - Santo Amaro (BA) - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Professores de Educação Infantil - Formação - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Quilombos - Santo Amaro (BA) - Educação | pt_BR |
dc.title | A formação de professoras de Educação Infantil em uma comunidade quilombola de Santo Amaro - BA | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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