Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4166
Título: Desafios da problemática do terrorismo na África Ocidental de 2000 a 2018: uma avaliação do papel de CEDEAO
Autor(es): Candé, Iero
Palavras-chave: África Ocidental - História - 2000-2018
Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental
Terrorismo - África Ocidental
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: CANDÉ, I. (2023)
Resumo: A partir do século XXI, o terrorismo ganhou forma na África Ocidental, gerando várias mortes e forçando emigração das populações, além das instabilidades sociopolítica e econômica dos países da sub-região. A problemática em torno do terrorismo se tornou inquestionável, após surgimento de alguns grupos autodeclarados, como no caso de Boku Haram, At nusr al-islam wal muslimin (FLNM), Frente de libertação da (FLM), Movimento pela Unidade e Jihad na África Ocidental (MAJAO) e outros grupos que atuam nessa zona do continente. Contudo, de acordo com os nossos achados e analises, o fenômeno terrorismo na África é marcado por vários fatores, por exemplo: colonização, pobreza, extremismo religioso, corrupção, instabilidade política e disputas pelas terras e recursos naturais. A partir dessas e outras razões, o assunto do terrorismo tornou-se preocupações dos países em que se instalam; dos estudantes africanos e internacionalista; sobretudo, pela Comunidade Econômica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO). No entanto, a nossa pesquisa busca analizar e problematizar os mecanismos da CEDEAO na luta contra o terrorismo na África Ocidental. Em termos metodológicos, a pesquisa fará uma abordagem qualitativa e seguida pela técnica de análises de conteúdo, na qual utilizaremos os documentos oficiais da CEDEAO como fontes de dados. O argumento que norteia o nosso trabalho parte da premissa de que a CEDEAO está apoiando alguns países em termos políticos e econômicos na prevenção e no combate ao terrorismo nos países da África Ocidental.
Descrição: CANDÉ, Iero. Desafios da problemática do terrorismo na África Ocidental de 2000 a 2018: uma avaliação do papel de CEDEAO. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4166
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_ierocande.pdf2023_mono_ierocande.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.