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Título: A luta dos povos indígenas por inserção, permanência e conclusão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia afro-Brasileira/Unilab/CE
Autor(es): Correia, Gabriel de Matos
Palavras-chave: Indígenas
Ensino Superior
UNILAB
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: CORREIA, G. M. (2023)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a luta pela inserção e permanência, assim como a conclusão de alunos indígenas no ensino superior da UNILAB. Busca-se entender esse processo, as dificuldades e conquistas com a chegada ao espaço acadêmico nessa Universidade pelos povos originários. Para isso, metodologicamente, serão realizadas entrevistas nas aldeias indígenas para registro de falas de estudantes matriculados, assim como de egressos desta Universidade, assim como a aplicação de um formulário enviado a partir do grupo de WhatsApp do coletivo de estudantes indígenas-COESI, além da utilização de fontes escritas diversas, por exemplo, da metodologia da história oral. Temos como ponto de partida minha trajetória como aluno do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. Graças a um edital voltado especificamente para os povos indígenas e quilombolas, pude ingressar e realizar meus estudos em 2021 nesta Universidade. Minha pesquisa faz parte da linha: Trabalho, desenvolvimento e migrações que foi essencial para a inclusão de minha pesquisa, pois vai ao encontro do tema escolhido, evidenciando os desafios que nós povos indígenas passamos ao desejarmos participar e ser incluído em algo que ainda é tão excludente, a Universidade. A participação de indígenas no Ensino Superior, salienta o comprometimento e a consideração pelos povos originários de nosso país, nos possibilitando a inserção em ambientes acadêmicos, antes não sendo uma realidade para minha aldeia, meu povo e meus parentes de todo Brasil. Contudo, não somente o ingresso, mas a permanência e a finalização desse processo educacional inclusivo deve ser ênfase nessa pesquisa, evidenciando dados e relatando as comprovações e estratégias para um futuro melhor para nós, povos originários. Com a visitação nas aldeias indígenas, registrando metodologicamente os relatos dos estudantes e com o registro de formulário e pesquisas bibliográficas, almejasse obter registros que possibilitem a ampliação de fontes de pesquisas e de reconhecimento dos povos indígenas do Ceará e destacar essa importância da ocupação do ambiente universitário pelos povos originários.
Descrição: CORREIA, Gabriel de Matos. A luta dos povos indígenas por inserção, permanência e conclusão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia afro-Brasileira/Unilab/CE. 2023.101 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4182
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