Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4200
Título: Análise dos impactos financeiros dos impostos sobre o consumo frente ao IR no orçamento de Município de Acarape-CE
Autor(es): Moura, Eriklys de Sousa
Palavras-chave: Arrecadação Tributária
Impactos Orçamentários
Contribuinte
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: MOURA, E. S. (2020)
Resumo: A arrecadação tributária é a atividade estatal que tem por objetivo angariar recursos financeiros essenciais à manutenção da máquina pública, e garantia dos serviços públicos prestados à população em todas as esferas de governo. A arrecadação tributária municipal tem, portanto, impacto direto no orçamento do município. Neste sentido o presente trabalho tem por objetivo, analisar os impactos orçamentários dos tributos que incidem sobre o consumo, em relação ao imposto incidente na renda do contribuinte, que reside e contribui tributariamente no Município de Acarape no interior do Estado do Ceará. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritiva, com utilização de estudo de caso como técnica de pesquisa. A pesquisa mostrou que o município de Acarape, tem sua maior adição no orçamento por meio tributário, mais especificamente no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, colocando em analise também o Imposto Sobre Serviços, e em comparação ao Imposto de Renda pouco soma. O que se observou, é que o município, por basear-se no Código Tributário Nacional, cobra muito de quem consome, e deixa lacunas tributáveis sobre as grandes posses.
Descrição: MOURA, E. de Sousa. Análise dos impactos financeiros dos impostos sobre o consumo frente ao IR no orçamento de Município de Acarape-CE. - Redenção. 2020.45f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4200
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKLYS DE SOUSA MOURA Tcc.pdf2020_mono_emoura.pdf484,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.