Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4204
Título: Motivação de funcionários públicos municipais de Aracoiaba-Ceará: uma análise das escolas E.E.I.E.F Luís Pinto da Silva e E.E.I.E.F Raimundo Clementino de Oliveira
Autor(es): Costa, Francisca Milena Fernandes da
Palavras-chave: Motivação na educação
Servidores públicos
Escolas públicas - empregados
Data do documento: 5-Fev-2020
Citação: COSTA, F.M.F. (2020)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam na motivação de funcionários públicos das escolas Luiz Pinto da Silva e Raimundo Clementino de Oliveira. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, onde se buscou identificar quais as características motivacionais dos profissionais estudados, para obter esses resultados, foi apresentado em seu referencial teórico, as principais teorias comportamentais e os aspectos a elas inerentes - Hierarquia das Necessidades de Maslow; Teoria dos dois fatores de Herzberg; Teoria X e Y de McGregor e Teoria das Necessidades de McClelland, além das teorias do reforço, da expectativa, da equidade e da aprendizagem social, buscamos também através da aplicação de questionários observar questões como: ambiente escolar; salários; estabilidade profissional; capacitação; infraestrutura; materiais para a realização do trabalho e a relação funcionários-gestão. Foi possível observar nos resultados que a motivação dos funcionários está diretamente ligado ao ambiente no qual eles estão inseridos, também foram observados que diversos fatores como infraestrutura, salário e reconhecimento, são de fundamental importância para que os profissionais se sintam motivados a continuar no seu trabalho, e realiza-lo da melhor forma possível. Conclui-se, portanto, que os funcionários se mantem motivados apesar das dificuldades enfrentadas no seu dia a dia, que fatores internos e externos, estão diretamente relacionados a motivação desses profissionais, dessa forma foi possível perceber quais das teorias abordadas mais se aproxima da realidade vivida pelos funcionários das escolas analisadas.
Descrição: COSTA, Francisca Milena Fernandes da. Motivação de funcionários públicos municipais de Aracoiaba-Ceará: uma análise das escolas E.E.I.E.F Luís Pinto da Silva e E.E.I.E.F Raimundo Clementino de Oliveira . - Redenção, 2020.56f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4204
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA MILENA FERNANDES DA COSTA Tcc.pdf2020_mono_fcosta.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.