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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4216
Título: | Gestão de resíduos sólidos, legislação e educação ambiental: desafios, dilemas e perspectivas |
Autor(es): | Silva, Liliam Alencar da |
Palavras-chave: | Resíduos sólidos Educação ambiental Impactos ambientais Meio Ambiente |
Data do documento: | 10-Fev-2020 |
Citação: | SILVA, L. A. (2020) |
Resumo: | A abordagem do Programa Nacional de Educação Ambiental reitera um entendimento, historicamente se construindo, dos desafios desta como processo dialético de transformação social e cultural. A relação intrínseca que existe entre os assentamentos urbanos e o seu suporte físico sempre teve consequências, negativas ou positivas. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos ambientais gerados pelos diversos tipos de resíduos sólidos urbanos jogados a céu aberto impactando negativamente e poluindo o ambiente. Metodologicamente esta pesquisa é de cunho teórico com base em revisão de fontes secundárias de livros, artigos e sites eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa tipo logicamente descritivo- exploratória, de natureza básica e abordagem qualitativa com análise interpretacional de conteúdo e do discurso socio histórico crítico. Como resultados e conclusão parciais, pode-se afirmar que a pesquisa permitiu concluir que o acondicionamento e o destino final do lixo em muitos e diferentes centros urbanos representam uma forte ameaça aos parâmetros ambientais e, sobretudo, a saúde pública das pessoas desses centros urbanos, uma vez que apresenta um caráter devastador do meio físico, biótico e antrópico como a proliferação doenças provenientes de insetos, ratos e etc., além de promover uma poluição visual, contaminação do solo pelo chorume da decomposição dos resíduos e depreciação de águas do sub solo, causando assim impactos negativos ao ambiente. |
Descrição: | SILVA, Liliam Alencar da. Gestão de resíduos sólidos, legislação e educação ambiental: desafios, dilemas e perspectivas. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4216 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Administração Pública |
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