Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4231
Título: Gestão de resíduos sólidos urbanos/lixo e impactos ambientais: conceitos, contextos e desafios
Autor(es): Sampaio, Yasmin Beserra
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Ambiente
Preservação
Gestão de Lixo
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: SAMPAIO, Y. B. (2020)
Resumo: A problemática ambiental gerada pelo lixo é de difícil solução e a maior parte dos municípios brasileiros apresenta um serviço de coleta que não prevê a segregação dos resíduos na fonte, sendo assim, atualmente ainda é bastante comum no Brasil os depósitos dos RSU em lixões, a falta de gestão integrada por parte dos Municípios, sem coleta de tratamento, lixões localizados muito próximos à população, acarretando uma crise ambiental se tornando porta de entrada para vias de contaminação de várias patologias. Compreender e explicitar os conceitos e contextos dos resíduos sólidos urbanos e sua relação com a saúde ambiental e das pessoas refletindo e trazendo à tona os principais impactos no meio físico causados pela ineficiência e ineficácia do gerenciamento correto desses resíduos. Metodologicamente este estudo é de cunho teórico com revisão interpretacional de conteúdos de fontes secundárias, a partir de leituras de livros, artigos e pesquisa em sites eletrônicos que versam sobre a temática. Com olhos nas orientações de Gil (2010), trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva de natureza básica com abordagem qualitativa baseada em acervo bibliográfico que segundo Cervo e Bervian (2002) é a reunião de literaturas acerca do tema proposto, a fim de reunir teorias sobre ele em conjunção às metas da pesquisa, que de acordo com Alves-Mazzotti (2002), tem como objetivo a construção de debates teóricos contextualizados da problemática levantada do tema da pesquisa mesclando-os com a finalidade de conclusões críticas sobre o tema. Como resultados e conclusões parciais após esta pesquisa foi possível perceber que nos centros urbanos do Brasil a falta de infraestrutura, planejamento urbano e de políticas públicas que conscientizem, desenvolva ações de acondicionamento adequado dos resíduos sólidos/lixos e tragam uma melhor gestão não são efetivadas na prática, embora na teoria ou na letra morta da lei seja isso plenamente preconizado. É necessário mais ações e um olhar mais atencioso, pois ainda é comum vermos o descarte inadequado de resíduos sólidos e lixos em diversos pontos da cidade, configurando-se com uma problemática que desfecha em consequências degradantes e comprometedoras da saúde ambiental e consequentemente da saúde de todo o globo.
Descrição: SAMPAIO, Y. Beserra. Gestão de resíduos sólidos urbanos/lixo e impactos ambientais: conceitos, contextos e desafios. 2020. 17 f. Artigo, (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4231
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YASMIN BESERRA SAMPAIO Tcc.pdf2020_art_ysampaio.pdf225,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.