Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Brena Sales | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T19:19:00Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T19:19:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, B. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4251 | - |
dc.description | FERNANDES, Brena Sales. Proposta de manual de prática para o ensino de Biologia em articulação com o programa de PIBID. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma proposta do uso de práticas experimentais como ferramenta facilitadora para o ensino de Biologia. Ele é um guia de instruções para o professor de práticas-experimentais, auxiliando-o em seu planejamento para suas aulas, otimizando seu tempo e lhe oferecendo uma ferramenta metodológica para o ensino de Biologia no ensino médio. O Manual foi desenvolvido para turmas do 2° ano fundamentado no conteúdo do livro: Biologia Moderna dos autores Amabis e Martho, as práticas foram selecionadas por meio da literatura em artigos dos anos de 2006 até o ano de 2019 sob as plataformas de pesquisa Cielo, CAPES e Google acadêmico. Durante a experiencia no projeto PIBID em uma escola de Ensino Médio Padre Saraiva Leão, localizada no município de Redenção-Ceará, foram desenvolvidas diversas atividades práticas, e por meio das ações foi aplicado um questionário sobre a percepção dos alunos referentes as práticas experimentais na instituição. Como resultado das respostas do questionário aplicado houve a necessidade de produzir um Manual de práticas como ferramenta no cotidiano da escola, auxiliando na alfabetização cientifica, e para a construção de conhecimento teórico-experimental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Práticas de laboratório | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Proposta de manual de prática para o ensino de Biologia em articulação com o programa de PIBID | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRENA SALES FERNANDES Tcc.pdf | 2020_mono_bfernandes.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.