Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4252
Título: Metodologias de Ensino Aprendizagem e Disseminação Científica: Relato do Projeto CurtaCiências
Autor(es): Almeida, Izabelly Oliveira de
Palavras-chave: Conhecimentos Científicos
Ensino-Aprendizagem
CurtaCiências
Maciço de Baturité
Data do documento: 30-Jan-2020
Citação: ALMEIDA, I. O. (2020)
Resumo: A população tem dificuldades em estabelecer correlações do seu cotidiano com os conhecimentos científicos. Assim, cabe às Universidades incentivar as ações de extensão acadêmicas com atividades de difusão e popularização científica o papel de informar e educar cientificamente. O projeto CurtaCiências teve como iniciativa estimular o interesse dos alunos pela área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas escolas do Maciço de Baturité e fornecer subsídios aos professores para que possam ensinar Ciências de forma descontraída e didática utilizando o lúdico e a arte como metodologias de ensino-aprendizagem. As ações realizadas buscaram desenvolver nos estudantes competências e habilidades no domínio dos conteúdos de Ciências tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Foi realizado o mapeamento da realidade das escolas de ensino fundamental da região que apresentam deficiências estruturais e em recursos humanos (falta de professores, professores sem formação na área) e que atendem um público em situação de vulnerabilidade social e por esse motivo as ações desenvolvidas apresentam maior potencial de inclusão social. Nesse interim, além das atividades externas à Universidade nas escolas com alunos de ensino fundamental, e para disseminação científica, foram desenvolvidas ações que atuassem na formação dos estudantes de Licenciatura do ICEN, com o intuito de auxiliar na melhoria da formação desses docentes, uma vez que essas ações são importantes para otimizar o processo de educação e ensino-aprendizagem, ao longo da vida, e sendo assim deve ser mais e melhor explorada pelos setores de educação, ensino básico e etc, uma vez que a apropriação e a aprendizagem significativa de conhecimentos são facilitadas quando tomam a forma aparente de atividade lúdica, pois os alunos ficam entusiasmados quando recebem a proposta de aprender de uma forma mais interativa e divertida, resultando em um aprendizado significativo. O contato com pessoas diferentes, lugares diferentes, possibilita ao mediador uma reflexão sobre o seu papel e o papel de cada um na sociedade, fortalecendo a ideia de que somos todos iguais e que todos devem ser tratados igualmente, e toda a história do indivíduo deve ser considerada. Foi nessa perspectiva tentamos alinhar as ciências e a arte, como um importante aliado docente na busca de recursos alternativos para sua prática docente, tornando esses momentos de aprendizagem também momentos de diversão.
Descrição: ALMEIDA, Izabelly Oliveira de. Metodologias de Ensino Aprendizagem e Disseminação Científica: Relato do Projeto CurtaCiências. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4252
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABELLY OLIVEIRA DE ALMEIDA Tcc.pdf2020_mono_ialmeida.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.