Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4266
Título: Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: o caso das pessoas com deficiência visual (2009-2016)
Autor(es): Djaló, Raissa Tairo
Palavras-chave: Políticas Públicas educacionais
Pessoas Com Deficiências visuais
Guiné- Bissau
Data do documento: 10-Fev-2022
Citação: DJALÓ, R. T. (2022)
Resumo: O presente artigo discorre sobre as políticas públicas educacionais voltadas as pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau no período temporal de 2009 a 2016 . De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE, 2009), a maior parte da população com deficiência na Guiné-Bissau encontra-se fora do sistema do ensino educativo, correspondendo a 57,4%, e neste universo as mulheres têm a maior percentagem. Tendo como ponto de partida, o artigo n° 06 da declaração universal dos Direitos das Pessoas Deficientes somado ao artigo no 24 e 49 ambos da Constituição da república, e considerando que os dois instrumentos defendem de forma explícita os direitos humanos inerentes e inalienáveis em particular das pessoas com deficiências,o artigo indagou-se de quais as políticas públicas educacionais criadas pelo Estado guineense, a fim de cumprir intentos desta convenção baseando também nos princípios constitucionais. Neste quesito busca-se compreender o envolvimento e a dinâmica do Estado da Guiné-Bissau para colocar na prática os dizeres consagrados nos dois instrumentos jurídicos. A abordagem dotada neste artigo é do tipo qualitativa e tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos livros, artigos, documentos oficiais e não oficiais, sobre políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. O embasamento teórico conceitual perpassa por dialogo com alguns autores a respeito das politicas publicas no âmbito geral, o cenário politico Guineense e a implementação das politicas públicas, políticas públicas educacionais, pessoas com deficiência visual na Guiné- Bissau e os desafios de acesso á instrução formal e analise das politicas públicas direcionadas as pessoas com deficiência visuais.
Descrição: DJALÓ, Raissa Tairo. Políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: o caso das pessoas com deficiência visual (2009-2016). 2022. 19f. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4266
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAISSA TAIRO DJALO Artigo.pdf2022_art_rdjaló.pdf278,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.