Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4285
Título: Pandemia e Educação: Experiências dos professores indígenas da Escola Manoel Francisco dos Santos
Autor(es): Borges, Manuel Jesus Moreira
Palavras-chave: Covid-19
Ensino Remoto
Tecnologias Digitais
Escola Indígena
Ensino Fundamental
Data do documento: 20-Ago-2021
Citação: BORGES, M. J. M. (2021)
Resumo: Diante o cenário pandêmico a educação brasileira se encontrou num momento desafiador com mudanças drásticas nas atividades humanas, a rápida proliferação do vírus da Covid-19, fez com que as escolas suspendessem as suas atividades presenciais adotando a atividades remotas visando conter o contágio da doença por meio de aglomeração, assim o ensino remoto foi necessário para suprir as práticas educativas e manter o distanciamento social. Os(as) Professores(as) indígenas tiveram que adaptar o novo contexto escolar usando das TDIC para elaboração e aplicação das suas atividades e realização do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi desenvolvido com Professores(as) indígenas que atuam no Ensino Fundamental na escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, no município de Aratuba no estado de Ceará na comunidade de Fernandes. conta com os objetivos de analisar as dificuldades encontradas pelos professores(as) indígenas dentro do modelo de ensino remoto para a realização do trabalho pedagógico, nos anos iniciais do ensino fundamental (2o ao 5o ano); Compreender qual o impacto da pandemia na educação escolar indígena a partir do olhar dos(as) professores(as); Identificar as estratégias/metodologias de ensino utilizadas pelos(as) professores(as) indígenas no ensino remoto nos anos de 2020 e no primeiro semestre de 2021 para ministrarem suas aulas e desenvolverem outras atividades pedagógicas em sala de aula virtual ou fora da sala de aula. O trabalho de abordagem qualitativo foi desenvolvido a partir da aplicação de um formulário eletrônico e contou com a participação de 06 (seis) professores(as) do ensino fundamental da Escola indígena Manoel Francisco dos Santos na comunidade Sítio Fernandes do município de Aratuba, localizado na região do Maciço de Baturité Ceará. Na elaboração desta pesquisa tomamos como principais referências teóricas os seguintes autores: Xavier (2018), Luciano, (2006), Gomes (2012).Os resultados da pesquisa indicaram que os(as) professores(as) encontram dificuldades no acesso à internet, dificuldades de manusear as Ferramentas TDIC, acesso à internet por parte dos alunos, apresentam problema como ansiedade, insegurança e dificuldades de utilização das TDIC, entretanto desenvolvem todo seu trabalho pedagógico buscando alternativas para atender as necessidades dos alunos e alunas, assim como participação de curso de formação continuada para estarem mais aptos à docência em tempos de pandemia. Observa-se o empenho e dedicação ao fazer docente de todos(as) professores(as) entrevistados(as).
Descrição: BORGES, Manuel Jesus Moreira. Pandemia e Educação: Experiências dos professores indígenas da Escola Manoel Francisco dos Santos. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4285
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUEL JESUS MOREIRA BORGES Mono.pdf2021_mono_mborges.pdf358,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.